Os riscos da água de torneira

Os riscos da água de torneira
Publicado em 20 de agosto de 2014

Filtro de barro é melhor opção (Foto: Stock Photos)


Cristiane Pires Sampaio: Engenheira Agrícola, Mestre e Doutora em Pré-Processamento de Produtos Agrícolas. Gestora do curso de Gestão Ambiental da Univiçosa


Muitas cidades obedecem as normas de seus governos ou as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) relativas à qualidade da água potável, mas isso não significa que a água que sai de suas torneira é pura. Desinfetantes e outros produtos químicos são adicionados para matar todos os germes que possam estar presentes no abastecimento de água, porém, eles podem fazer com que a água da torneira tenha cheiro e gosto desagradáveis. Os desinfetantes também deixam derivantes indesejáveis na água da torneira, que podem ser prejudiciais à saúde. Canos subterrâneos e tanques de água corroídos ou sujos também podem afetar a qualidade da água.

A água que bebemos pode até parecer pura, mas, examinando-a com cuidado, você pode descobrir convidados indesejáveis nela. Não podemos vê-los, não podemos sentir seu cheiro, algumas vezes nem podemos senti-los, mas eles estão lá. Temos, por exemplo, cloro, metais pesados, vírus, compostos orgânicos voláteis, cistos e algas, pesticidas e bactérias, dentre outros. Sem uma filtragem apropriada da água, você pode colocar em risco a saúde de sua família.

Ferver a água parece uma boa ideia, porque é mais barato do que comprar todas aquelas garrafas na loja e levá-las para casa. Mas, infelizmente, 20 minutos de intensa fervura não conseguem remover todas as impurezas que podem estar presentes na água, até porque, ferver a água, além de ser uma maneira ineficaz de obter água potável, é inconveniente, pois exige muito tempo e força de vontade.

O ideal para consumo diário e constante seria o uso de água mineral, porém seu consumo, além de caro, gera uma enorme quantidade de garrafas vazias, aumentando consideravelmente o lixo doméstico. Assim, como dica, o uso do filtro de barro brasileiro está dentre os mais eficientes. Este filtro remove 95% de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo e 99% de giárdia, criptosporídeos e sedimentos. Além disso seu preço é bem acessível à população.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/5a15f07b-b26e-4127-ba94-5a035f018f86