Nesta quarta-feira (18), a Univiçosa entregou os prêmios para os primeiros e terceiros colocados do Conhecer 2015: Mostra de Ciência e Tecnologia da Univiçosa. O Conhecer 2015, realizado em 31 de maio, reuniu trabalhos de diversas escolas da região, todos de grande relevância, e os participantes se empenharam em demonstrar a funcionalidade dos projetos. Grupos da Escola Família Agrícola de Puris (EFA-Puris), de Araponga, ficaram com o primeiro e terceiro lugar.
A EFA-Puris funciona na Comunidade Novo Horizonte, São Joaquim, Zona Rural de Araponga, atende 56 estudantes do Ensino Médio com base no conteúdo nacional integrado ao curso técnico agropecuário, em regime de alternância: os estudantes ficam 15 dias na escola e, após esse período, retornam para casa, onde permanecem por 15 dias. Nesse processo eles realizam trabalhos e pesquisas com suas famílias e nas comunidades de origem. No modelo de alternância o que se aprende na escola é aplicado em casa e o que eles praticam em casa é levado para a escola.
A premiação foi entregue pelo Diretor Acadêmico da Univiçosa, Professor Per Christian Braathen, e pelo Procurador Institucional Educacional, Professor Cristiano Cabral, recebidos na Escola pela Coordenadora Maria Rosania Duarte, pelo professor Ivo Jucksch, monitores e alunos.
A terceira colocação foi para “Artesanágua”, trabalho realizado pelos alunos Josiane Lopes, Diego Santos e Kenia Ribeiro, orientados pela professora Maria Rosania Duarte. O projeto visa o aproveitamento da água de chuva, coletada e posteriormente tratada com preparados homeopáticos.
Em primeiro lugar ficou o trabalho “O luxo do lixo”, dos alunos Fernanda Duarte, Ronildo Júnior e Josimar Martins, orientados pelo professor Ivo Jucksch, apresentaram uma forma de produzir alface com uma mistura de chorume e água, que além de irrigar promove a adubação orgânica.
Maria Rosania disse que o primeiro contato que tiveram com o Conhecer foi através de um monitor da EFA-Puris que estudava na Univiçosa, que levou a proposta do Conhecer 2014 e os alunos resolveram participar. “Os alunos ficaram muito interessados e nós apoiamos na elaboração e construção dos projetos. Como no ano passado nós ganhamos dois prêmios, os alunos ficaram com muito interesse e quiseram participar novamente. Nós escrevemos três projetos e conseguimos essas duas colocações. Hoje nós já estamos com quatro projetos para o Conhecer do próximo ano”.
A premiação da Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, de Ponte Nova, que ficou em segundo lugar, será agendada pela Coordenação do Conhecer.