Falsificação de remédios Farmácia participa de treinamento em Ponte Nova

Falsificação de remédios Farmácia participa de treinamento em Ponte Nova
Publicado em 25 de maio de 2010

Treinamento com auditório lotado


A Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova e a Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (Facisa) da União de Ensino Superior de Viçosa (Univiçosa), promoveu treinamento sobre falsificações de medicamentos, ações de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Foi na quarta-feira 19.
  
O curso, ministrado pelo Farmacêutico e especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa Thiago Rezende Pereira Cunha teve como público alvo farmacêuticos municipais, referências em vigilância sanitária, farmacêuticos de drogarias e farmácias e representantes dos 29 municípios da jurisdição GRS de Ponte Nova. “O objetivo do treinamento é a capacitação de profissionais para que esses se tornem multiplicadores em suas regiões, buscando prevenir o uso de certos medicamentos que são nocivos à saúde dos pacientes”, ressaltou a diretora da
GRS/Ponte Nova, Maria de Fátima Alves Costa Pereira. 

Segundo Marcos Luiz de Carvalho, coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da GRS Ponte Nova, “o evento é de extrema importância para a saúde pública, uma vez que capacita e conscientiza os profissionais sobre os aspectos legais que regem a comercialização/controle/fiscalização dos medicamentos controlados (psicotrópicos).
Capacitados e cientes de suas responsabilidades, os profissionais estão aptos a orientar a população no que tange ao uso racional dos medicamentos controlados”. Ressaltou ainda, que o Brasil é um dos países com maior volume de venda de algumas classes de medicamentos psicotrópicos, como moderadores de apetite. 

A Secretária Estadual de Saúde apoia campanha da Anvisa sobre medicamentos falsificados, assim é essencial que a GRS de Ponte Nova esteja atualizada sobre os temas abordados. “Este treinamento é imprescindível para os municípios e profissionais envolvidos com a dispensação e a fiscalização, uma vez que medicamento é um item essencial à qualidade da saúde da população”, concluiu o farmacêutico, Thiago Rezende Pereira Cunha.

O Gestor do Curso de Farmácia, Marcos Rodrigo de Oliveira, reafirma a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal envolvendo, ainda, empresas do segmento. “Somente assim os profissionais estarão capacitados a atuarem com a eficácia que a sociedade merece e se tornarão multiplicadores da iniciativa”, conclui.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/5862bdd7-a28f-4a3e-8416-abab0c3fa4a3