Aconteceu nesta quarta (13) a Caminhada da Fisioterapia promovida pelos alunos do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, para comemorar o Dia do Fisioterapeuta.
A caminhada foi uma demonstração de união e realçou a importância social do fisioterapeuta. A participação de professores, servidores e alunos ajudou a ressaltar os 41 anos de reconhecimento da profissão.
Foram arrecadados 45 kg de alimentos não-perecíveis, que serão doados a uma instituição filantrópica. “O conceito de responsabilidade social é uma constante entre nós e contribui para a melhor formação dos alunos da Univiçosa”, comenta Celber Limonge, Gestor do Curso.
Celber diz, ainda, que a Fisioterapia nunca despertou tamanho interesse da sociedade. As pessoas valorizam o bem-estar e buscam recursos para permanecerem saudáveis. “É a profissão da saúde com o maior número de recursos e alternativas terapêuticas para avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento”, diz.
De acordo com o Gestor, a Fisioterapeuta deixou de ser um simples coadjuvante da assistência em saúde, que aplicava técnicas rudimentares, para se tornar um profissional que avalia e faz o tratamento de disfunções do movimento humano. A reabilitação deixou de ser um processo longo e doloroso para ser rápido e expressivo.
O profissional atua em todos os níveis de atenção e saúde: promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, o que valoriza a atividade e proporciona salários dignos e compensadores para quem atua no segmento.
“Vamos trabalhar para que eventos neste formato se tornem rotineiros e fortaleçam os laços entre os profissionais e alunos de Fisioterapia, e também nos aproximem da sociedade”, finaliza o Gestor.