18 de maio a importância da data para o Curso de Psicologia

18 de maio a importância da data para o Curso de Psicologia
Publicado em 08 de maio de 2013

Luísa Mijolary, Professora Renata Gomide e Danyelle Pena


Renata Viana Gomide (1), Danyelle de Oliveira Elias Pena e Luísa Mijolary Souza (2)

18 de maio é o dia da Luta Antimanicomial, que carrega o slogan “Por uma sociedade sem manicômios”, e tem por objetivo a diminuição progressiva dos hospitais psiquiátricos. Esses hospitais tinham um modo de “tratamento” pautado na violência, exclusão e maus tratos. Neste sentido, a Luta Antimanicomial reflete a história da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que foi um movimento rumo à humanização do tratamento das pessoas com sofrimento psíquico.

A Luta Antimanicomial propõe substitutos aos manicômios, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Com o surgimento de espaços como o CAPS é possível proporcionar uma forma diferenciada de tratar o psicótico sem, contanto, deixar de oferecer o apoio necessário. No entanto, ocorrem também sérias dificuldades em lidar com esse novo espaço, uma vez que sua implantação é muito recente e a prática ainda caminha para tornar-se cada vez mais eficiente e assertiva.

A Reforma Psiquiátrica Brasileira é um primeiro e importante salto ao retirar da clausura a loucura, porém, a realidade atual ainda precisa ser melhorada. É preciso que nós, psicólogos, pensemos de forma política e crítica em relação a essa nova realidade, pois mudanças ainda precisam ser feitas em prol dos pacientes psiquiátricos. Como futuros profissionais de psicologia, não podemos ficar alheios a este processo histórico. É necessário estarmos inseridos neste processo, tanto teoricamente – com debates sobre o assunto – quanto na prática, pois se trata da realidade que será enfrentada em breve pelos formados. Por este motivo, a Univiçosa/Esuv nos incentivou a desenvolver as seguintes ações na área da Saúde Mental: o projeto de Iniciação Científica “Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental: um estudo sobre a situação atual do CAPS” e o projeto de extensão “Ah! Eu tô maluco!”.

São ações que contribuem para a formação dos alunos, possibilitando o aprofundamento de temáticas próprias da Psicologia, trazendo para a realidade e os desafios atuais para os profissionais de Psicologia, e propiciando a informação e o debate dentro do espaço acadêmico.

* Curso de Psicologia da Univiçosa/Esuv: (1) Psicóloga, Mestre em Psicologia, Professora. (2) Acadêmicas do sétimo período


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/564c828f-d710-48a8-88f0-c25c287194b1