Nesta terça-feira (20), a violência envolvendo jovens em Viçosa foi tema de uma manifestação na Câmara de Vereadores. O estudante Vinícius Vieira de Almeida, do terceiro Período de Gestão Ambiental da UNIVIÇOSA, fez pronunciamento na tribuna livre em nome do movimento social “Levante Popular da Juventude”.
Acompanhado de um grupo de outros jovens, Vinícius Vieira exigiu um posicionamento da Câmara e da Prefeitura diante dos altos índices de homicídios e da crescente violência envolvendo jovens na cidade. O estudante cobrou, ainda, medidas concretas de políticas preventivas, ações culturais, de esporte e de educação como formas de combater com a violência, o tráfico de drogas e outras situações que ameaçam a vida de tantos jovens.
Vinícius Vieira defende a realização de uma Audiência Publica para discutir os altos índices de homicídios no município e apontar medidas urgentes de combate à violência.
Em parte do pronunciamento, a cada fala do estudante, jovens que acompanhavam a sessão da Câmara caiam ao solo numa encenação marcada por tambor representando o som de um tiro. Foram enumerados elementos como a desvalorização e precarização do Centro Experimental de Artes e da Biblioteca Municipal, a marginalização dos skatistas, a falta de quadras e de espaços de lazer na periferia, a desvalorização dos artistas locais, a exploração do trabalho dos jovens pelo comercio local e a violência policial — que criminaliza a pobreza e julga, condena e executa os jovens.