Cristiane Sampaio Fonseca: Nutricionista, Mestre e Doutora em Bioquímica. Gestora do Curso de Nutrição da Univiçosa
16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em Québec (Canadá), no ano de 1945.
Atualmente, a comemoração é feita em mais de 150 países, uma ação de grande importância para conscientização pública sobre questões da nutrição e alimentação. O tema desse ano de 2014 é “Preço dos alimentos – da crise à estabilidade”, visando a adoção de estratégias para diminuir seu impacto sobre as populações mais vulneráveis.
A discussão em torno do tema se deve principalmente a variações nos preços dos alimentos e como isso se reflete nas populações dos países em desenvolvimento. Cerca de 800 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar. De acordo com o Banco Mundial, entre 2010 e 2011 o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema em todo o mundo.
O objetivo é dar uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimulando a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, desnutrição e a pobreza.
No dia Mundial da Alimentação, toda a sociedade deve estar atenta à importância da segurança alimentar e acima de tudo, buscar combater a fome, indicando ações acessíveis a todos.