Projeto de Extensão de Psicologia realiza encontros na Apae de Viçosa

Projeto de Extensão de Psicologia realiza encontros na Apae de Viçosa
Publicado em 04 de junho de 2014

Confraternização durante encontro na APAE

Nos dias 20 de maio e 3 de junho foram realizados encontros dos participantes do projeto de extensão “Pais, filhos e educadores especiais”, na APAE de Viçosa com as famílias de alunos com deficiência e profissionais da entidade.

Também estiveram presentes a professora Araceli Romano de Mello [coordenadora do projeto], a psicóloga Louani Queiroz [formada pela Univiçosa], as estudantes de Psicologia Lidiana Pires e Maria do Carmo Tito e profissionais da APAE: psicólogos Adriano de Souza Alves, Juliane Domingos e Tereza Cristina Lott; fonoaudióloga Aila Maria da Cunha Araújo e assistente social Eleni Pires.

No primeiro encontro, as mães expressaram que eventos desse tipo são necessários e deveriam ocorrer mais frequentemente, o que reforçaria a proposta do projeto: orientação familiar para habilitar a construção de um ambiente mais propício e eficiente no difícil cotidiano do filho com deficiência.

No encontro do dia 3 de junho, foram abordadas dificuldades de socialização dos filhos em ambientes externos e se destacou a participação dos pais como uma ferramenta para facilitar a capacitação mútua quanto às dificuldades do cotidiano das famílias.

O projeto “Pais, filhos e educadores especiais” teve início no ano passado, com o objetivo de oferecer apoio às famílias das pessoas com qualquer tipo de deficiência. O objetivo é criar um espaço participativo em que as famílias vivenciem experiências como catarse terapêutica, oportunidade de aprender novas formas de lidar com as dificuldades do filho através da partilha das próprias atitudes bem e mal sucedidas. Pretende levar à construção de alternativas de intervenção para favorecer o adequado desenvolvimento do deficiente e sua família.

No próximo semestre o projeto abrirá vagas para alunos da Univiçosa que tenham cursado a disciplina de Necessidades Especiais.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/526ec121-10bf-4518-9b23-bb52cfb57e3f