Promissora Engenharia Química tem mais de 20 áreas de atuação

Promissora Engenharia Química tem mais de 20 áreas de atuação
Publicado em 01 de novembro de 2011

Photoexpress.com

A Engenharia Química é uma das profissões mais promissoras destes novos tempos, com cerca de 20 áreas de atuação. Um dos segmentos em alta no Brasil e em praticamente todo o mundo é a indústria petroquímica. Outros setores com demanda crescente são a simulação de processos e engenharia solar.

Atualmente o Brasil conta com 20 mil engenheiros químicos e forma outros 1.300 a cada ano. Para o Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ/MG), os alunos precisam buscar mais informação sobre a diversidade de opções no mercado de trabalho. Minas Gerais é um dos estados onde haverá procura cada vez maior por profissionais do setor. “A mineração, muito forte no Estado, está em alta. Além disto, temos fábricas em expansão e a indústria de alimentos está muito aquecida. Essas áreas são opções de carreira promissoras”, afirmou o Presidente do CRQ/MG, Wagner José Pederzoli, durante evento recente em Belo Horizonte.

As inovações tecnológicas conferem ao segmento uma nova realidade e profissionais com visão global e conhecimentos multidisciplinares serão muito valorizados.

A Engenharia Química na Univiçosa

Daniella Sette Abrantes Silveira, Gestora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Univiçosa

O curso de Engenharia Química teve início na Univiçosa em fevereiro de 2011 e conta com um excelente corpo docente, constituído em sua maioria por mestres e doutores, além de apresentar uma moderna infraestrutura, merecendo destaque os Laboratórios de Física, Química, Desenho Técnico, Programação, CAD, Biologia e Microbiologia, todos eles já em pleno funcionamento, atendendo as demandas de aulas práticas das disciplinas básicas do curso. Além disso, os alunos da Univiçosa podem contar com palestras e visitas técnicas ao longo de todo o curso, as quais são extremamente importantes para que o aluno conheça melhor as suas diversas áreas de atuação profissional.
Em 2011, o curso de Engenharia Química da Univiçosa foi oferecido apenas no turno matutino; já para este próximo vestibular, os estudantes poderão fazer a opção entre dois turnos, matutino ou noturno. A expectativa é alta para ambos os turnos e o objetivo da Univiçosa é dar oportunidade a todos os estudantes que sonham em fazer um curso superior de Engenharia, mas apresentam alguma restrição de horário, em função de exercerem outra atividade.

O mercado de trabalho para o Engenheiro Químico é muito amplo e promissor. Toda indústria tem um potencial emprego para este profissional, que atua principalmente nas indústrias petroquímicas, farmacêuticas, alimentícias, siderúrgicas, sucroalcooleiras, de materiais de construção, de papel e celulose e de cosméticos. O mercado tende a se expandir ainda mais nos próximos anos sobretudo devido ao surgimento de áreas recentes na Engenharia Química, como desenvolvimento de novos materiais, utilização da biotecnologia na obtenção de produtos e desenvolvimento de tecnologias limpas. O curso de Engenharia Química da Univiçosa formará profissionais com este sólido conhecimento multidisciplinar e responsabilidade social, altamente qualificados e preparados para o mercado de trabalho.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/523e2a83-0c2e-4e7e-9be2-f031ec0075e3