Nesta quarta-feira (24), na Unidade 1 da Univiçosa, o encerramento do VII SIMPAC foi marcado pela premiação dos melhores trabalhos apresentados nas seções pôster e oral, realizadas no dia 21 de outubro. Também foram premiados os alunos que apresentaram trabalho no I Seminário de Iniciação à Docência.
Neste sétimo ano de existência, o Simpósio de Produção Acadêmica da Univiçosa dá mostras de amadurecimento, tanto pela qualidade dos trabalhos, o que dificultou a seleção, quanto pelas diversas áreas participantes e pelo grande número de trabalhos inscritos: mais de 140.
Veja fotos.
Uma equipe com mais de 40 professores pareceristas realizou avaliações que envolveram desde a análise da redação do trabalho, por meio de adequação a “máscara” própria organizada para o evento, até as apresentações. Feitas as avaliações e dadas as notas, houve um processo de “análise às cegas” através do número de inscrição dos trabalhos, ou seja, os autores e títulos não eram mais identificados. Na análise dos pareceristas também foram considerados o mérito científico, o ineditismo e a aplicabilidade das pesquisas avaliadas.
Veja reportagem do programa Zip Zap sobre o SIMPAC!
Segundo o Professor Rogério Pinto, um dos organizadores do evento, os trabalhos contemplados refletem exatamente aqueles que se sobressaíram pela redação e/ou pela apresentação no dia, que também foi avaliada. O professor agradeceu a todos os pesquisadores da Univiçosa e de outras instituições. “Eles abrilhantaram o VII SIMPAC com suas produções científicas. Sabemos das dificuldades de fazer ciência em nosso País e, quando temos a oportunidade de abrigar conhecimento novo, isto é gratificante”.
Paralelamente ao VII SIMPAC, o II Seminário de Ética teve como tema “A dimensão Ética em Pesquisa: Relatos de Experiências”: os professores Glauco Canevari, João Paulo Machado, Waleska de Mello Ferreira Dantas e Nelimar Ribeiro propiciaram momentos de reflexão sobre as dificuldades de ser aluno na pós-graduação no contexto da realização de pesquisas que envolvem seres humanos e animais. No Seminário, os participantes esclareceram suas dúvidas sobre a realização de pesquisas.
Outro evento paralelo foi o I Seminário de Iniciação à Docência. Organizado pelo Professor Sérgio Domingues, Coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) foi motivo de orgulho pela qualidade dos monitores. O NAP coordena as monitorias da Univiçosa. “Nossos alunos monitores estão na vanguarda com o uso de tecnologias nas monitorias. Vários deles relataram inclusive o uso de metodologias ativas para aumentar a efetividade do aprendizado dos monitorados. E aqui cabe parabenizar os professores que orientam seus monitores, pois a atuação positiva deles é reflexo de um bom acompanhamento”, concluiu o Professor Rogério Pinto.
Os trabalhos apresentados serão incluídos na sétima edição da Revista do SIMPAC.
Veja os premiados: I Seminário de Iniciação à Docência, Apresentação Oral, Apresentação em Pôster.