Guia de Profissões de TI Analista de redes

Guia de Profissões de TI Analista de redes
Publicado em 06 de novembro de 2015

Foto: MorgueFile

Fabiano Mario Rodrigues Fialho. Graduado em Sistemas de Informação, Mestre Ciência da Computação. Professor do curso de Rede de Computadores da Univiçosa.

O Analista de Redes é o profissional responsável por fazer a manutenção, configuração de modens e roteadores wireless, também atua com gerenciamento e manutenção de redes local e remota realizando a instalação e configuração de computadores e sistemas, além de ativos de rede. A demanda do mercado é boa, todas as empresas possuem equipamentos de rede e necessitam de auxílio para configuração e manutenção dos mesmos.

Principais responsabilidades e atribuições do profissional

Está sob as responsabilidades do analista de redes pesquisar as soluções de tecnologia existentes no mercado, prestar suporte à área de desenvolvimento de aplicações de último nível para as equipes de apoio aos usuários, realizar a configuração e manutenção da segurança de rede, fazer instalação e ampliação da rede local, acompanhar o processo de compra do material necessário para manutenção da rede local junto com o SAT (Setor de Assistência Técnica), orientando o processo de compra e mantendo contato com os fornecedores de equipamentos e materiais de informática, executar serviços nas máquinas principais da rede local, tais como: gerenciamento de discos, fitas e cópias de segurança, parametrização dos sistemas, atualização de versões dos sistemas operacionais e aplicativos, fazendo a aplicação de correções nas redes.

Média salarial

A média salarial do estado de Minas Gerais em Junho de 2015 é de R$ 2150 para um analista de redes, enquanto que a média nacional é de R$ 2832, segundo dados do site Catho.

Perfil do profissional

No aspecto pessoal, o profissional deve ser dinâmico e ter interesse em buscar alternativas técnicas e gerenciais através da dedicação. Deve ser confiável, prestativo e possuir facilidade de comunicação com seus usuários, além de funcionar como mediador com o Departamento de Informática nas questões técnicas e administrativas da rede local. É quase obrigatório também, devido às mudanças e aos avanços que a tecnologia sofre em curto espaço de tempo, que o profissional da área de informática mantenha-se sempre atualizado, seja por meio do uso de novas tecnologias, frequentando salas de cursos e treinamentos, e até mesmo cursando uma Pós-Graduação, que por sinal, é muito bem vista nessa área.

Formação necessária

Qualquer curso da área de tecnologia da informação é aceito para o cargo de analista de redes, podendo ser citados como exemplos: Ciência da computação, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Análise de Sistemas. Qualquer pós-graduação na área de tecnologia também é importante, sendo ainda melhor caso seja na área de Redes de computadores e de segurança de redes de computadores.

Outras denominações

Administrador de redes, analista de redes e de comunicação de dados.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/502de9d1-0df3-441d-90f1-a709fa182675