Em Barra Longa Univiçosa apoia vítimas do rompimento de barragens da Samarco

Em Barra Longa Univiçosa apoia vítimas do rompimento de barragens da Samarco
Publicado em 09 de novembro de 2015

Equipe da Univiçosa que atuou sábado em Barra Longa (Foto: Denise Silveira)

Com informações da jornalista Denise Silveira*

O rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), quinta-feira dia 5, causou destruição na região. A lama tóxica atingiu Bento Rodrigues em cerca de 40 minutos e riscou do mapa dezenas de casas, deixando desabrigados mais de 500 moradores. Poucas horas depois a lama alcançou outras cidades, dentre as quais Barra Longa, distante 60 km do local do acidente. O nível do rio que passa pela cidade subiu devido à lama e desalojou um grande número de pessoas. Neste sábado (7) uma equipe da Univiçosa esteve em Barra Longa para auxiliar os desabrigados. Participaram da ação a funcionária Tânia Bartolomeu Brant Ribeiro, a jornalista voluntária Denise Silveira, alunos dos cursos de Enfermagem e Psicologia e o Enfermeiro Leonardo Santana Rocha, gestor do curso de Enfermagem.

Os alunos foram divididos em duas equipes e levaram orientações, prestaram atendimento e tiraram dúvidas dos moradores em diversos pontos da cidade.

A sede do município teve algumas ruas e casas atingidas, mas o ponto crítico foi mesmo nas comunidades de Gesteira e Mandioca, praticamente isoladas por uma espessa camada de lama. O único acesso à comunidade de Gesteira era por extensa trilha no meio da mata, por onde moradores, voluntários, Corpo de Bombeiros e funcionários da Cruz Vermelha estavam atravessando para levar os donativos. Outros pontos eram acessados somente por helicópteros, que jogavam mantimentos, água e medicamentos para a população.

Os moradores de Gesteira receberam cestas básicas e materiais de limpeza e higiene pessoal. Houve também atendimento médico com apoio da equipe da Univiçosa.

A população ainda está carente de vários itens que não foram arrecadados em quantidade suficiente. Muitas crianças e idosos precisam de leite, NAN, Aptamil, água, chupetas, mamadeiras, fraldas, pomadas, roupas intimas, roupas de cama e banho, cobertores, calçados, material escolar, alimentos, material de limpeza e higiene pessoal e até mesmo brinquedos.

* Denise Silveira acompanhou a equipe da Univiçosa como voluntária


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/4dcb4f99-9581-4c09-9516-7fba1e5db41e