Nesta quarta (6), acadêmicos do quinto período do Curso de Fisioterapia da Univiçosa, coordenados pela professora Sílvia Morais (Neurologia), assistiram o depoimento de um dos pacientes da Uniclínica Fisioterapia sobre lesão medular e suas repercussões física, psíquica e social.
Tarciano Natal Norberto de Oliveira (28 anos) sofreu um de acidente de moto e, em seu depoimento, abordou o trauma desde o momento do acidente, até os primeiros socorros, o período de internação e, principalmente, a reabilitação, fase que complementa a abordagem desse tipo de paciente.
Alunos do primeiro período, com a professora Andréia Cordeiro de Almeida, integraram o grupo com a finalidade de tomar contato desde o início do curso com a vivência clínica da profissão. Isto vem ao encontro das novas diretrizes curriculares, que preconizam para o aluno o desenvolvimento de um pensamento crítico-reflexivo no desenvolvimento da prática profissional.
"Foi um momento muito rico de aprendizagem não só profissional como para a vida. O depoimento encantou, quando relatou sobre suas conquistas funcionais adquiridas com a fisioterapia, bem como reestruturou sua autoimagem e autoestima após o impacto da perda física”, diz a Professora Silvia Morais.