Brasil tem 5 milhões de casas com computador e sem internet

Brasil tem 5 milhões de casas com computador e sem internet
Publicado em 08 de abril de 2010

Muitos computadores ainda sem internet (Foto: http://www.photl.com/pt)

A inclusão digital no Brasil é apenas parcial, embora o número de acessos à internet esteja crescendo. O detalhe é que 4,8 milhões de casas têm pelo menos um computador, mas não estão conectados à rede. O número representa 26,22% das residências onde há microcomputadores. Os dados aparecem na Quinta TIC Domicílios 2009 (Pesquisa Sobre o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação), realizada recentemente pelo NIC.Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br).

De acordo com o estudo, 18,3 milhões de domicílios (32% das residências brasileiras) tinham computador em 2009. No ano anterior eram 13,9 milhões. No mesmo período, o número de acessos à internet passou de 10 milhões para 13,9 milhões; 66% utilizam banda larga, o que começa a se ampliar também para as famílias com menor renda.

Na avaliação do NIC.Br, o problema é o alto custo do acesso. É o mesmo pensamento do Gestor dos cursos de ‘Desenvolvimento para Web’ e ‘Redes de Computadores’ da faculdade, Cleiton Elói de Freitas. “Em alguns lugares, esse custo é alto demais por causa da dificuldade das operadoras para implantar um sistema de internet. Pra complicar ainda falta concorrência. Empresas pequenas acabam montando uma rede e distribuem sinais às vezes sem grande qualidade e o preço final acaba sendo alto devido à velocidade de conexão”, comenta.

Cai procura por LAN houses

Navegar em casa se torna mais comum e, ao mesmo tempo, diminui a procura pelas LAN houses: em 2008, 48% dos usuários de internet no Brasil se conectavam em lojas especializadas na oferta deste tipo de serviço e 45 faziam isso de casa; já em 2009, houve uma inversão – 48% nos domicílio contra 42%.

O estudo TIC Domicílios 2009 indica, inclusive, que o fenômeno não está restrito às classes sociais mais altas. Usuários de poder aquisitivo menor também estão deixando de utilizar os centros pagos de acesso à internet para se conectarem de casa.

Gestor prevê crescimento de acessos por assinatura

Uma das grandes contribuições da tecnologia para aumentar o interesse pela internet é a oferta de pacotes pelas operadoras de celular incluindo TV por assinatura, acesso à internet rápida e telefone fixo. “É uma das soluções que mais tendem a crescer porque o preço final é muito mais interessante. Você contrata fixo, móvel e internet e, quando compara os preços, percebe quanto vale a pena”, diz Cleiton Elói.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/4d9c2ec7-d2e6-4461-a988-6134615b51dd