O Brasil vem enfrentando um grave problema no combate ao mosquito Aedes Aegypti que transmite dengue, zika e chikungunya. A Univiçosa entrou na campanha de combate ao vetor e vem realizando diversas ações junto à comunidade acadêmica e à comunidade externa.
A dengue pode ser classificada como a mais grave devido aos sintomas mais intensos e por representar a maioria de casos registrados. A afirmação é do Professor de Medicina Veterinária Marcelo Dias da Silva (Médico Veterinário, Coordenador de Extensão do NUPEX: Núcleo de Pesquisa e Extensão da Univiçosa), no programa “95 Entrevista” (Rádio 95FM, sábados, às 12h, em 103,1 MHz).
A Professora de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa, Svetlana Fialho Soria Galvarro, também abordou o tema em texto publicado no site da instituição relacionando a epidemia à falta de saneamento básico em muitas regiões do Brasil. “O cenário epidemiológico de disseminação de doenças via mosquito Aedes Aegypti (dengue, zika e chikungunya) está cada vez mais sendo ampliado devido ao precário saneamento básico das cidades brasileiras. Essa é a real origem desse problema que assola nosso país e começa a se espalhar para outros países. Água parada e resíduos acumulados em terrenos refletem a ausência e/ou precárias condições de saneamento, uma vez que são consequências da falta de abastecimento contínuo de água e manejo adequado de aterros sanitários, entre outras medidas sanitárias. Barris, baldes, caixas d’água mal tampadas servem de condições propícias à proliferação do mosquito porque, grande parte dos municípios brasileiros não conta com um eficaz abastecimento de água de forma contínua o que obriga a população a armazená-la. Além disso, a falta de gerenciamento dos resíduos sólidos acarreta em acúmulo tais como garrafas, pneus e caixas que servem de recipientes para acumular a água”.
Outra ação de mídia da Univiçosa é a parceria com a produtora Zip Zap no programa “Zip Zap na TV” (TV Viçosa, Canal 13, segunda-feira, às 19h30, com reprises durante a semana) em reportagens do programa sobre as ações das equipes de campo e entrevistas com professores da Univiçosa.
A Univiçosa também está participando de eventos em parceria com a Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Viçosa. No próximo dia 8 de março, de 15h às 17h, em frente à Câmara de Vereadores, alunos de Enfermagem e Medicina Veterinária da Univiçosa, com funcionários da Prefeitura, distribuirão folders e material de combate ao mosquito, orientando a população.
A Secretaria de Saúde também irá ministrar palestras aos colaboradores técnico-administrativos da Univiçosa. O UniNea (Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa) realizará mobilizações junto aos alunos das duas unidades.