Raquel Duarte Moreira Alves: Nutricionista, Mestre e Doutora em Ciência da Nutrição. Professora do Curso de Nutrição da Univiçosa
Praticantes de atividade física estão sempre preocupados em manter o peso corporal adequado. Mas, no geral, peso adequado não basta. Ter percentual de gordura reduzido e aumentar a massa muscular é o objetivo da maioria de praticantes de musculação. Com isso, vem crescendo o número de indivíduos que buscam nos suplementos alimentares um auxílio para o ganho de massa muscular.
Dentre os suplementos, o why protein, proteína do soro de leite, é um dos mais procurados. Desde o ano passado os consumidores passaram a se preocupar com a qualidade do suplemento usado, já que as informações de composição química contidas no rótulo desses produtos vêm sendo alvos de pesquisa da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Entretanto, os praticantes de atividade física parecem estar também preocupados com a informação quanto ao modo de preparo para a ingestão. A maioria dos rótulos sugere que o preparo seja feito adicionando o suplemento ao leite, mas blogs e sites escritos por quem não possui formação científica insistem erroneamente em informar que para ganhar massa muscular não se deve tomar whey protein com leite, pois a gordura e a caseína do leite retardariam a absorção e dificultariam a utilização dos aminoácidos. É mito! Um estudo dinamarquês publicado no periódico científico “American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism”, em 2011 (volume 30, n1), constatou que a recuperação da massa muscular pode ser melhorada ao misturar o whey protein a outras proteínas do leite (caseína).
O cálcio é um nutriente importante para a contração muscular e regulação do peso corporal. Pesquisa recente desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa indica que a ingestão de cálcio por meio de produtos lácteos desnatados contribuiu para a redução do peso e gordura corporal de indivíduos com sobrepeso.
Portanto, recomenda-se ingerir o suplemento com leite desnatado (sem gordura) que possui caseína e cálcio. Já a água não oferece nenhum outro nutriente.