Alunos do curso de Fisioterapia apresentam seminário sobre a RPG

Alunos do curso de Fisioterapia apresentam seminário sobre a RPG
Publicado em 18 de abril de 2016

Apresentação dos alunos durante o seminário

Silvia Helena Oliveira Morais: Fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Nutrição e Saúde. Gestora do curso de Fisioterapia Univiçosa

O desenvolvimento das ciências da saúde no mundo ocidental, guiado por um modelo médico mecanicista de causa e efeito, foi levando a fragmentação do corpo como objeto de estudo das diversas especialidades. Porém, percebe-se facilmente que o corpo não é uma máquina compartimentada em que cada órgão funciona isoladamente. Hoje pessoas buscam formas de tratamento que consideram a unidade do corpo. Parece que estamos vivendo o retorno da compreensão holística do corpo humano.

Pensando nesta retomada de visão do corpo como unidade, vale valorizar a fisioterapia que em algumas de suas muitas formas de tratar seus pacientes se apoderam de técnicas que se fundamentam na globalidade do corpo. Cabe aqui citar o Método Pilates proposto Joseph Pilates, Cadeias Musculares do francês Leopold Busquet, a Osteopatia e a Reeducação Postural Global (RPG) crida por Philippe Souchard.

Apesar da utilização destas técnicas exigirem uma formação especializada, oferecidas como pós-graduações, cabe a instituição de ensino superior apresentá-las aos alunos, ainda na graduação, para que o interesse por essas áreas seja despertado e o conteúdo das disciplinas enriquecido.

Com este objetivo, alunos do quinto período do curso de Fisioterapia apresentaram nesta segunda-feira (18), seminários sobre a RPG como exigência de parte da avaliação da disciplina “Exercícios Terapêuticos”, ministrada pela professora Isabel C. Silva. Eles demonstraram algumas das técnicas usadas no RPG que foram desenvolvidas por Philippe Souchard.

Para enriquecer o seminário a professora Andréia K. Cordeiro de Almeida participou da apresentação. Andréia Almeida é especialista em RPG e pôde fazer considerações extremamente relevantes para enriquecer a visão dos alunos, além de oferecer um maior entendimento da aplicação deste recurso técnico.

Esta vivência no curso de fisioterapia vem de encontro à proposta pedagógica do curso de trazer para dentro de sala atividades práticas de ensino, o que permite a integração teoria-prática de conteúdos e complexidade crescente, do início ao final do curso.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/49d9ed07-fa45-4a56-8bb3-04d4985ee3ce