Inbound marketing um recurso para driblar a crise econômica e aumentar as vendas

Inbound marketing um recurso para driblar a crise econômica e aumentar as vendas
Publicado em 03 de setembro de 2015

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing inovadora que está alcançando resultados surpreendentes ao redor do mundo

Professora Kerla Cabral, Mestre em Administração, Professora dos cursos de Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais.

O marketing está em toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O bom marketing tem se tornado ingrediente cada vez mais indispensável para o sucesso nos negócios.

Em crescimento no Brasil, o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing inovadora que está alcançando resultados surpreendentes ao redor do mundo. Conhecido como o “novo marketing”, possui o objetivo de despertar o interesse dos potenciais clientes, fazer com que eles encontrem a sua empresa, sintam confiança nela, tornem-se clientes e sejam fidelizados.

Inbound Marketing ou Marketing de Entrada tem o foco na criação de conteúdo de qualidade, que se tornou a forma mais eficaz de trazer os potenciais clientes para as empresas. Com conteúdo e ações personalizadas de acordo com o público-alvo, a estratégia consegue atrair estranhos, transformá-los em clientes e assim aumentar as vendas.

Em tempos de recessão econômica parte do público-alvo de algumas empresas param de comprar alguns produtos e serviços, encontrar novos clientes dispostos a fazê-lo é muito importante para as organizações, que podem tanto manter seu fluxo de vendas como aumenta-lo mesmo em tempos de crise.

Mas como é composto o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que garante resultados, a maior prova disso é que a estratégia deve ser realizada a partir de um bom planejamento, com ações e técnicas presentes nas quatro fases do funil de vendas.

Atrair: essa é a fase de atração dos potenciais clientes, responsável pelo aumento de tráfego do seu site. O seu público-alvo precisa ser atraído, ou seja, apenas os consumidores que realmente possuem interesse em seu produto ou serviço. Para conseguir isso são realizadas algumas ações e técnicas, como: conteúdo em blog, mídias sociais, palavras-chave e página otimizadas (SEO).

Converter: após atrair os seus potenciais clientes para o seu site, o próximo passo é realizar a conversão dos visitantes em leads. Nessa fase é reunido o máximo de informações possíveis dos contatos para que eles possam passar para a próxima fase do funil. É importante que no mínimo sejam coletados os e-mails, nomes e telefones dos visitantes. Para conseguir isso você deverá oferecer algo em troca, que deve ser conteúdo informativo e de qualidade, como e-books, infográficos, vídeos, webinários, entre outros.

As informações serão coletadas através de Call-to-actions, que são “botões” que incentivam os visitantes a tomar decisões, como por exemplo, baixar o conteúdo. Também serão utilizadas as Landing Pages e os Formulários de Cadastro.

Fechar: nessa fase os leads se tornam clientes. Mas para que isso aconteça será necessário utilizar algumas ferramentas, como e-mail, automação de marketing (envio de e-mails marketing personalizados) e relatórios, para que os resultados sejam mensurados. Esse é o momento em que os leads decidem se querem ou não fechar a compra, então eles precisam receber mais conteúdo informativo para que tenham a certeza de que a sua empresa é a melhor opção para eles.

Encantar: não basta apenas vender, também é necessário fidelizar os clientes. Os seus clientes podem ser os seus melhores divulgadores de sua empresa, desde que eles sejam encantados. O fornecimento de conteúdo de qualidade continua após a venda ser concretizada com o cliente. Algumas das ferramentas utilizadas nessa fase são ofertas, eventos, mídias sociais e e-mail marketing.

Quais benefícios à estratégia oferece no marketing e nas vendas?

O Inbound Marketing passou a ser conhecido no Brasil há pouco tempo, entretanto os empreendedores estão cada vez mais confiando na estratégia. Segundo Carlos Justino – CEO da Agência IPub, cerca de 58% das empresas já estão investindo em alguma ação realizada no marketing de entrada, mas não na metodologia completa. Mesmo não realizando a estratégia completa, que é o ideal para se obter grandes resultados, essas empresas já estão observando os benefícios que o marketing de entrada proporciona, principalmente para os setores de marketing e vendas.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/4928fd7e-67db-4c61-a9ea-e0a6e382d6ac