Área de cosméticos cresce no Brasil e aumentam as oportunidades para Farmacêuticos

Área de cosméticos cresce no Brasil e aumentam as oportunidades para Farmacêuticos
Publicado em 23 de março de 2012

Farmacêutico Ricardo Zatti, Gestor do Curso de Farmácia da Univiçosa

O setor de cosméticos vem crescendo de forma expressiva no Brasil. Estima-se que em três anos a produção e comercialização de cosméticos atinjam valores em torno de R$ 50 bilhões/ano.

Os produtos para cuidados pessoais deixaram de ser itens de luxo e já fazem parte dos orçamentos individuais do brasileiro. Aliado a esta nova realidade, o aumento da expectativa de vida mostra que o desenvolvimento de produtos antienvelhecimento é uma grande oportunidade a ser explorada.

O mercado de cosméticos vem passando constantemente por mudanças rápidas e intensas, e acompanhando as principais tendências globais, as empresas têm investido na contratação de farmacêuticos e especialistas na área, pois este profissional apresenta os conhecimentos necessários para a busca de inovações biotecnológicas que atendam plenamente os desejos e necessidades dos consumidores.

Apesar do maior mercado cosmético no Brasil ser o capilar, o mercado de produtos para a pele (skin care) é o segmento de maior importância no mercado mundial. Segundo especialistas, o Brasil tem grande potencial para o crescimento desse mercado de dermocosméticos. Ao contrário de mercados mais maduros, os produtos skin care têm demonstrado grande sucesso nos países emergentes.

Ainda relacionado a essa área de tratamentos estéticos, outro segmento que tem se destacado, são os nutricosméticos. Voltados para o público interessado em retardar os efeitos do tempo, estes produtos estão em alta e tem proporcionado grande crescimento de vendas no país. O desenvolvimento destes produtos em cápsulas, balas, tabletes, bebidas e spray tem sido a área de atuação de muitos farmacêuticos. Recentemente foi lançado no mercado um nutricosmético na forma de cápsula para uso oral, com a finalidade de combater manchas decorrentes da exposição ao sol e também prolongar o bronzeado.

Os conhecimentos de farmacotécnica, controle de qualidade, anatomia e fisiologia da pele e ainda de fisiopatologia, tornam o farmacêutico o profissional ideal para o desenvolvimento de novos cosméticos. Interessados pelo setor devem se especializar em Cosmetologia ou Controle de Qualidade, pois o mercado está bastante promissor.



Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/482d6ae3-4ab7-42f2-8382-05af4bff2e7c