Uma blitz educativa foi realizada pela Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Ubá e Companhia Especial da Polícia Militar de Viçosa na manhã desta sexta-feira (1), na BR 120, em frente à Univiçosa. O local foi escolhido pela PM por razões estratégicas: boa localização, área ampla de estacionamento e redutores de velocidade. A Operação “Saúde do Caminhoneiro” fez parte da programação da Semana do Caminhoneiro e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Coordenados pela Enfermeira Luciana Moraes, Professora do Curso de Enfermagem, os acadêmicos aferiram a pressão arterial, glicose, checaram a situação vacinal, divulgaram informações sobre DST/AIDS e falaram do risco de utilizar estimulantes. Os motoristas que apresentaram níveis preocupantes de pressão arterial ou de glicose foram encaminhados para avaliação médica.
Além da Univiçosa e da Polícia Militar – que enviou policiais e viaturas e também distribuiu impressos, também participaram equipes do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Sala de Vacinas da Prefeitura Municipal de Viçosa.
Satisfeito com os resultados, o Comandante da PM em Viçosa, Major Almir Santiago, prometeu reeditar a parceria. Já a Professora Luciana Moraes destacou não apenas os ganhos dos motoristas atendidos durante a blitz, mas também os benefícios para os outros cidadãos que passaram pelo local e para os alunos. “Foi uma experiência importante de colocar em prática o que eles aprendem em sala de aula, vivenciando a multidisciplinaridade”, disse.