Apoio psicológico em cirurgias de redução de estômago

Apoio psicológico em cirurgias de redução de estômago
Publicado em 31 de março de 2014

Bruno Cury, Gestor do Curso de Psicologia

Neste sábado (29), o gestor, professor e supervisor de estágio do curso de Psicologia da UNIVIÇOSA, Bruno de Morais Cury, autor de 4 livros, participou de uma entrevista, na Rádio Montanhesa, sobre cirurgia bariátrica, também conhecida por “cirurgia de redução de estômago”. Como o próprio nome diz, trata-se de uma plástica no estômago para reduzir o peso de pessoas com o IMC (Índice de Massa Corporal) muito elevado.

Bruno Cury abordou vários aspectos, dentre os quais: pré-requisitos para a cirurgia, justificativa, cuidados pré e pós-cirúrgicos, benefícios, possíveis complicações, avaliação e como deve ser feito o acompanhamento.

A avaliação psicológica também faz parte dos procedimentos pré-operatórios. Pacientes com instabilidade psicológica grave, portador de transtornos alimentares como, por exemplo, bulimia, devem ser tratados antes da cirurgia.

O período após a cirurgia é considerado o mais difícil pelos pacientes devido ao desconforto e falta de adaptação. Após o procedimento, o psicólogo deve acompanhar o paciente para auxiliá-lo a lidar com uma nova aparência, as dificuldades do pós-operatório e as limitações alimentares. “É importante que a pessoa entenda que as restrições não são um impedimento à sua liberdade”, explica o professor.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/448d5e73-b10d-428a-a329-a401eadeb213