Cristiane Fonseca, Gestora do curso de Nutrição da Univiçosa
Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo - procedimento caracterizado pelo processamento de calorias ingeridas no organismo - e influenciam o aumento da temperatura interna corporal.
Na juventude, o metabolismo se processa de maneira rápida e, por isso, muitos jovens comem sem parar e continuam magros na fase adolescente. Depois dos 30 anos, ocorre uma inversão metabólica, e nas mulheres, cujo organismo tem mais tecido gorduroso, a produção de energia necessária aos mecanismos químicos do corpo se torna um grande problema.
Assim, a ingestão diária de alimentos termogênicos ajuda na queima de calorias e no emagrecimento. Mas é importante sempre ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente para obter resultados. Alguns exemplos desses alimentos são: gengibre, pimenta vermelha, chá verde, alimentos fontes de ômega 3 (linhaça e óleo de peixe). Além disso, outras dicas importantes são: fracionar as refeições entre cinco e seis vezes ao dia, comendo em intervalos de três a quatro horas; se alimentar devagar e mastigar bem os alimentos; reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas e dar preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras).