Economista Guilherme Castanheira, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, Gestor de Novos Negócios da Univiçosa Empresarial, Professor de “Empreendedorismo” da Univiçosa
Em sua maioria, os especialistas apostam que o setor de franquias deve crescer 15% em faturamento neste ano, em comparação com 2011. As franquias aumentaram sua participação no mercado brasileiro no ano passado e passaram a representar 8% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB) – o faturamento foi de 286 bilhões de reais, segundo pesquisa realizada pela consultoria Rizzo Franchise. Esta pesquisa mostra, ainda, que as áreas de negócios e serviços são responsáveis pelo maior crescimento, com mais de 5 mil novas unidades.
Para 2012, o estudo que mede a participação do franchising no Brasil estima que o setor de fast food deva ser destaque. Saúde e beleza também deve ter um crescimento significativo neste ano, seguido pelas áreas automotiva e de alimentação especializada.
A expansão do setor nos últimos anos tem mostrado que o modelo de franquias pode ser uma boa opção para quem tem interesse em montar o seu próprio negócio. Vários fatores influenciam ao optar por este modelo de negócio, como a estrutura de suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador e a marca cujo nome e imagem já foram consolidados no mercado nacional e até mesmo internacional.
Podemos ainda destacar que o sistema de franquias ao ser comparado com um negócio independente tem a vantagem de ser um modelo empresarial “lapidado”, ou seja, aperfeiçoado após a implantação de várias estratégias de mercado. O franqueado recebe ainda um suporte do franqueador com relação à melhor localização do empreendimento, o perfil dos clientes de seus produtos, ferramentas de gestão da empresa e várias outras informações necessárias para minimizar os riscos do negócio.
Mas, assim como em qualquer tipo de negócio, o importante é pesquisar e buscar o máximo de informações possíveis antes de optar pela franquia que mais aproxima do seu perfil empreendedor. Consultar alguns franqueados da rede também pode ajudar a conhecer o funcionamento da franquia e evitar erros na escolha. Sem contar que, um plano de negócio que leva em consideração as tendências da economia local é imprescindível para avaliar de forma segura os riscos do investimento.