FRANQUIA UMA BOA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

FRANQUIA UMA BOA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
Publicado em 28 de junho de 2012

Guilherme Castanheira


Economista Guilherme Castanheira, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, Gestor de Novos Negócios da Univiçosa Empresarial, Professor de “Empreendedorismo” da Univiçosa

Em sua maioria, os especialistas apostam que o setor de franquias deve crescer 15% em faturamento neste ano, em comparação com 2011. As franquias aumentaram sua participação no mercado brasileiro no ano passado e passaram a representar 8% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB) – o faturamento foi de 286 bilhões de reais, segundo pesquisa realizada pela consultoria Rizzo Franchise. Esta pesquisa mostra, ainda, que as áreas de negócios e serviços são responsáveis pelo maior crescimento, com mais de 5 mil novas unidades.
Para 2012, o estudo que mede a participação do franchising no Brasil estima que o setor de fast food deva ser destaque. Saúde e beleza também deve ter um crescimento significativo neste ano, seguido pelas áreas automotiva e de alimentação especializada.

A expansão do setor nos últimos anos tem mostrado que o modelo de franquias pode ser uma boa opção para quem tem interesse em montar o seu próprio negócio. Vários fatores influenciam ao optar por este modelo de negócio, como a estrutura de suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador e a marca cujo nome e imagem já foram consolidados no mercado nacional e até mesmo internacional.

Podemos ainda destacar que o sistema de franquias ao ser comparado com um negócio independente tem a vantagem de ser um modelo empresarial “lapidado”, ou seja, aperfeiçoado após a implantação de várias estratégias de mercado. O franqueado recebe ainda um suporte do franqueador com relação à melhor localização do empreendimento, o perfil dos clientes de seus produtos, ferramentas de gestão da empresa e várias outras informações necessárias para minimizar os riscos do negócio.

Mas, assim como em qualquer tipo de negócio, o importante é pesquisar e buscar o máximo de informações possíveis antes de optar pela franquia que mais aproxima do seu perfil empreendedor. Consultar alguns franqueados da rede também pode ajudar a conhecer o funcionamento da franquia e evitar erros na escolha. Sem contar que, um plano de negócio que leva em consideração as tendências da economia local é imprescindível para avaliar de forma segura os riscos do investimento.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/441d459c-0399-4a4e-9813-fc073f2d7e4b