MEC avalia os 3 cursos de engenharia da Univiçosa como muito bons

MEC avalia os 3 cursos de engenharia da Univiçosa como muito bons
Publicado em 10 de julho de 2015

Diretores, Gestores das Engenharias, o Procurador Institucional e a Secretaria Acadêmica da Unidade 1

Em 10 anos de atividades acadêmicas, a Univiçosa multiplicou resultados. O número de cursos passou de 5 para mais de 20 autorizados pelo MEC (Ministério da Educação), além da pós-graduação. De cerca de 350 alunos, no começo, hoje são quase 4 mil distribuídos em 3 unidades especialmente projetadas para abrigar aulas práticas e teóricas. O número de colaboradores técnico-administrativos e de professores também acompanhou o crescimento da Univiçosa: mais de 300 pessoas dedicadas a oferecer educação superior de qualidade. Nos últimos 12 meses, as engenharias ganharam destaque.

As avaliações positivas do MEC são cada vez mais frequentes e apontam que o desenvolvimento é consistente. A grande maioria dos cursos da Univiçosa obteve nota 4 numa escala que vai até 5. Foi o que aconteceu recentemente com Engenharia Ambiental. O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, diz que o sucesso é mérito de toda a comunidade acadêmica. “A nota 4 de Engenharia Ambiental confirma o quanto acertamos em investir nas engenharias. A Univiçosa começou sua história com cursos de Saúde e se tornou tradicional nessa área. Depois, investimos nas graduações rápidas em tecnologia e em cursos de Humanas. Em seguida, nos antecipando à grande tendência mundial, passamos a oferecer Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Química. Nossas 3 engenharias obtiveram nota 4 nas avaliações do MEC. A nota máxima é 5, e poucas instituições particulares do Brasil alcançam as notas que nós conquistamos. Isso é resultado de investimento em laboratórios, (avaliados pelos especialistas entre os melhores do País), gestão profissional, excelente quadro de professores, alunos comprometidos e colaboradores técnico-administrativos muito bem preparados. Essa é uma conquista de todos nós. Parabéns à família Univiçosa!”

Inicialmente dedicada à saúde, a Univiçosa começou com a Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Depois de se solidificar nos cursos de saúde, investiu nos cursos superiores de tecnologia — graduações rápidas com foco no mercado de trabalho; abriu cursos nas áreas de humanas e uniu-se à antiga Esuv, agregando os cursos de Ciências Contábeis, Serviço Social e Direito; finalmente implantou os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia Química. Tamanho crescimento levou à mudança de nome da Faculdade. Hoje a Univiçosa é mantenedora da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa.

Engenharia Civil e Engenharia Química foram reconhecidas com nota 4 pelo MEC em outubro de 2014. O Gestor de Engenharia Civil, Adonai Gomes Fineza, destaca a qualidade da infraestrutura e das pessoas ligadas ao curso. “Dos 47 itens avaliados, obtivemos conceito 5 em vários — é a nota máxima, obtida por pouquíssimas instituições! Temos que reconhecer e agradecer a todos os envolvidos no processo de avaliação: diretores, corpo docente, funcionários e estudantes. A nota 4 trás a responsabilidade não apenas de mantermos um padrão de qualidade, mas buscar melhorias, investindo cada vez mais em infraestrutura, capacitação do corpo docente e de funcionários”.

Recentemente foi a vez do Curso de Engenharia Ambiental ser reconhecido com nota 4. A Gestora, Professora Daniella Sette, atribui o sucesso ao envolvimento de toda a comunidade acadêmica. “A nota 4 no reconhecimento pelo MEC representa que temos na Univiçosa um curso de Engenharia Ambiental de excelência, com um corpo docente altamente qualificado e competente e uma ótima infraestrutura. Pode-se dizer que esse é o resultado de um sério trabalho em equipe, envolvendo coordenação, alunos, professores, diretores e funcionários, sendo todos responsáveis por essa conquista. Só temos a agradecer a todos pelo apoio e dedicação ao longo desses anos”.

O Procurador Institucional da Univiçosa, Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral, diz que, além das 3 engenharias, todos os cursos de Saúde e Humanas obtiveram nota 4, assim como os cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e Gestão de Empresas. “Os atuais instrumentos de avaliação utilizados pelo MEC são muitos rigorosos. Avaliam o projeto Pedagógico, ou seja, a estrutura curricular e filosófica do curso, além do corpo docente e da infraestrutura. Obter nota 4 é a prova de que a Univiçosa está no caminho certo. Os nossos projetos estão bem estruturados. Temos convicção de que os engenheiros aqui formados estão recebendo o que há de melhor para se tornarem excelentes profissionais”, analisa.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/434649c5-f158-4641-82c3-65833f7fc911