Planta famosa por prometer ajudar na redução de peso é suspensa pela ANVISA

Planta famosa por prometer ajudar na redução de peso é suspensa pela ANVISA
Publicado em 22 de dezembro de 2010

* Karina de Araújo Ferreira
** Luiza Carla Vidigal Castro

A Caralluma fimbriata é um componente extraído de um cacto encontrado na selva da África, nas ilhas Canárias, Índia, Arábia, Europa e Afeganistão.

Foi especialmente útil para caçadores e outros viajantes exaustos por suas capacidades de reduzir o apetite. Segundo pesquisadores da área, além de reduzir o apetite, a planta também aumenta a resistência e promove a perda de peso natural.

Acredita-se que a Caralluma Fimbriata bloqueia a atividade de várias enzimas que são responsáveis pela acumulação do tecido adiposo, estimulando as reservas de gorduras a serem queimadas. Também há relatos de que aja no controle de apetite no cérebro. Peritos notaram que não há nenhum efeito adverso ao usar Caralluma Fimbriata, e a planta não tem nenhuma toxicidade conhecida. Porém, são necessários mais estudos para comprovar os efeitos benéficos desse vegetal, e como todo fitoterápico, não deve ser utilizado sem orientações de um profissional da área.

Luiza Carla Vidigal Castro, Nutricionista e Gestora do Curso de Nutrição da Univiçosa, acrescenta: “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai intensificar o alerta à população sobre os riscos de consumir produtos de origem e efeitos desconhecidos que são comercializados sob a alegação de promover o emagrecimento, dentre eles, a Caralluma Fimbriata, cuja composição não foi analisada pela Agência e que, por isso, são desconhecidos os efeitos adversos que podem trazer à saúde humana.

Nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, a ANVISA publicou no diário oficial a resolução RESOLUÇÃO - RE No- 5.915, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2010 que determina, como medida de interesse sanitário, a suspensão da importação, fabricação, distribuição, manipulação, comércio e uso, em todo o território nacional, do insumo CARALLUMA FIMBRIATA e de todos os produtos que contenham referido insumo.

Portanto, a receita para perda de peso continua sendo: reeducação alimentar associada à prática de atividade física, conclui a nutricionista.

* Acadêmica de Nutrição – 7 período da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa
** Gestora do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/406cc307-4041-4223-8863-2449ae67769f