Três acadêmicos do Curso de Psicologia da Univiçosa/Esuv participam de uma oficina de capacitação de conselheiros realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Viçosa. A oficina começou no último fim de semana e vai até 9 de março.
A atividade é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde em parceria com o Programa de Inovação em Docência Universitária da Saúde (PRODUS). O objetivo é debater e trocar informações sobre a organização e o funcionamento do Sistema de Único de Saúde (SUS) e sobre a própria organização do Conselho Municipal.
Os alunos Bernardo Sollar Godoi, Valéria Lopes Miranda e Maryellen Freitas, sob orientação da professora Renata Lopes de Siqueira, doutoranda pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), participaram ativamente na construção desta oficina que é parte do projeto “Formação de competências necessárias ao controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde: o potencial de estratégias inovadoras na capacitação e qualificação para o exercício da cidadania”, da Professora Renata.
O projeto integra as atividades de pesquisa do programa “Inovação em Docência Universitária: uma proposta de (trans)formação no processo de ensino e aprendizagem para os cursos da área da saúde na Universidade Federal de Viçosa”.
Durante o evento foram realizadas palestras, debates, dinâmicas de grupo e algumas atividades artísticas tendo como público alvo os conselheiros representantes de entidades que compõem o atual mandato e cidadãos de entidades com potencial para, futuramente, compor o Conselho.
Estiveram presentes na abertura do evento autoridades públicas e acadêmicas, dentre as quais o Secretário Estadual Adjunto de Saúde, Francisco Antonio Tavres Junior, o Prefeito de Viçosa, Celito Sari, a Secretaria Municipal de Saude, Rita Maria Gomide, e o Pró-Reitor de Ensino da UFV, Vicente de Paula Lelis.