A Univiçosa recebeu neste sábado (31) na Unidade 1 as Escolas participantes do 4 Conhecer: Mostra de Ciência e Tecnologia. Todos os trabalhos apresentados foram de grande relevância, e os participantes se empenharam em demonstrar a funcionalidade dos projetos a todos os presentes no evento.
Prestigiaram o 4 Conhecer, além dos acompanhantes dos grupos inscritos no evento, o Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira; o Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen; o Procurador Educacional Institucional e Coordenador do Conhecer, Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral.
“O Conhecer consegue, a cada ano de que passa, aproximar os alunos da iniciação cientifica, da pesquisa, e incentivá-los a pesquisar e buscar conhecimento, mesmo depois de ingressarem no Ensino Superior”, avalia o Professor Cristiano Cabral.
Após uma manhã de atividades, os trabalhos foram julgados pela Comissão Avaliadora da Univiçosa, formada pelos professores Viviane Gomes Lelis, Glauco da Cruz Cavenari, William Rosário dos Santos, Michele Eliamara Barros Lopes e o Diretor Acadêmico, Per Cristian.
Os vencedores
A Escola Agrícola Puris, de Araponga, ficou em terceiro lugar com o Projeto “Artesanágua”, realizado pelos alunos Josiane Lopes, Diego Santos e Kenia Ribeiro, orientados pela professora Maria Rosania Duarte. O projeto visa o aproveitamento da água de chuva, coletada e posteriormente tratada com preparados homeopáticos.
Para o aluno, Diego Santos, “foi uma surpresar ganhar o 4 Conhecer, fiquei muito feliz e pretendo vir estudar na Univiçosa”.
A Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna representada pelos alunos Eduarda Fernandes, Thayna Pinheiro e Felipe Nathan e orientados pela professora Silvana Brum, com o Projeto “Surfactante natural para combater a dengue” ficou em 2 lugar. Os alunos apresentaram uma forma de combater o mosquito da dengue com o óleo produzido a partir da mamona e castanha do caju.
O 1 lugar ficou com a Escola Família Agrícola Puris. Os alunos Fernanda Duarte, Ronildo Júnior e Josimar Martins exibiram o Projeto “O luxo do lixo”, orientados pelo professor Ivo Jucksch, apresentaram uma forma de produzir alface com uma mistura de chorume e água, que além de irrigar promove a adubação orgânica.
Josimar Martins, resaltou que o Projeto apresentado por seu grupo é de extrema importância na sua escola devido ao grande uso de agrotóxicos na região. “O chorume se for mal descartado acaba poluindo os nossos recursos hídricos, então resolvemos desenvolver um trabalho onde ele seria útil na agricultura, não poluir e sim ajudar na produção de um novo alimento”.
A premiação
As escolas dos três primeiros grupos colocados receberão um 1 notebook e 1 data show e cada aluno dos grupos receberão bolsa de estudos para o curso de sua escolha entre aqueles ofertados pela Univiçosa: 75% (1 lugar), 50% (2 lugar) e 25% (3 lugar).
A escola premiada em primeiro lugar recebeu um troféu e todos os alunos dos grupos vencedores medalhas. Todos os participantes do 4 Conhecer receberam medalhas e um kit Univiçosa.
A entrega dos prêmios será feita posteriormente pela direção da Uiviçosa, nas respectivas escolas vencedoras.
Estiveram também presentes com apresentação de trabalhos no 4 Conhecer a Escola Estadual Effie Rolfs, de Viçosa, representada com os Projetos: Análise do Hidroximetilforfural produzido a partir da biomassa vegetal e Produção de etanol e sacarose.
A cidade de Ponte Nova representada pela Escola Estadual Senador Antônio Martins com o Projeto, Energia elétrica sustentável, e pela Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna com os projetos As drogas em nossa sociedade, Reutilização da água através da cobertura verde e Surfactante natural para combater a dengue.
A Escola Estadual Professor Candido Gomes da cidade de Alvinópolis foi representada pelos Projetos: Efeito de cinema, Lasercópio e Batalhas medievais.
Com os Projetos O luxo do lixo, Estimulante natural de raízes e Artesanágua a cidade de Araponga foi representada pelos projetos dos alunos da Escola Família Agrícola Puris.
“A cada ano que passa os trabalhos tem melhorado muito, do 1 Conhecer até hoje percebemos esse avanço e aproximação com a ciência. Os professores tem se preocupado em trazer o método científico nas apresentações, e os Projetos vencedores tiveram essa característica em destaque”, finalizou o Professor Cristiano Cabral.