*Marcos Vinícius Sanches Abreu: Engenheiro Agrimensor, Mestre e Doutorando em Informações Espaciais. Professor do curso de Engenharia Ambiental da UNIVIÇOSA
Todo fenômeno tem um contexto local, dando-lhe não apenas a posição de sua ocorrência, mas também sua relação espacial com objetos ou outros fenômenos. Podemos representar tais acontecimentos a partir de dados espaciais, ou seja, dados que contém um componente espacial, indicando o “onde” a que este dado se associa.
Assim, informação espacial é toda a informação sobre ocorrências que ocorrem em algum lugar. Isso pode parecer complexo, mas convivemos com a utilização da informação espacial todos os dias. Antes de sairmos de casa para o trabalho, por exemplo, definimos a rota que devemos seguir e para isso utilizamos informações sobre os locais por onde podemos passar, como fluxo de carros, restrições de passagens, pavimentação e outros.
Também utilizamos informações espaciais quando queremos saber onde há um restaurante específico, sobre em qual escola matricular seu filho (a mais próxima de sua residência, de preferência) ou até mesmo quando escolhemos um local mais seguro para morar.
Durante a última década, temos experimentado, mesmo que de forma indireta, os benefícios da utilização deste tipo de informação. Em 2005, a Google lançou uma plataforma que nos permitiu “navegar” pelo mundo da informação espacial: o Google Earth. Por meio de um grande mosaico de imagens de satélites, posicionados sobre um globo virtual, qualquer pessoa pode identificar, localizar e posicionar ocorrências de diversos objetos e fenômenos espaciais, sejam eles sua residência, seu bairro, sua escola, outras cidades, lugares turísticos, cursos de rios, áreas degradadas, dentre outros.
Outra tecnologia recente que nos torna usuários da informação espacial é o popular “GPS de navegação”, muito útil na definição de rotas entre locais diferentes. Hoje podemos encontrá-lo em celulares, smartphones, tablets, além de sua versão para automóveis.
Vivemos na Era da Informação e ela também é Espacial.