Alimentação na gestação

Alimentação na gestação
Publicado em 18 de agosto de 2014

Gestação requer cuidados com dieta alimentar (Foto: Stock Photos)

Luciana Marques Cardoso: Nutricionista, Doutora em Bioquímica e professora do Curso de Nutrição da Univiçosa

Em 15 de agosto foi comemorado o Dia da Gestante e um dos cuidados mais importantes na gestação deve ser com a alimentação.

A gestação é um período de diversas mudanças no metabolismo materno, exigindo adaptações nutricionais para suprir as necessidades aumentadas de alguns nutrientes, garantir a manutenção da saúde da mãe e o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê.

No primeiro trimestre da gestação (até a 13 semana gestacional) as necessidades energéticas das gestantes normalmente não alteram. Após este período, é necessário um pequeno incremento calórico, que dependerá do estado nutricional prévio da gestante e da evolução do seu ganho de peso.

As necessidades de alguns nutrientes aumentam em toda a gestação, como as do ferro, ácido fólico, vitamina A e C.

O consumo adequado de alimentos fonte de ferro, aliado à suplementação deste mineral na gestação, pode evitar a anemia gestacional e na infância da criança e reduz a incidência de abortos espontâneos.

Os alimentos fontes de ácido fólico também devem ser priorizados na gestação, pois contribuem, por exemplo, para a redução do risco de desenvolvimento de defeitos no tubo neural do feto, de prematuridade e do retardo do crescimento intra-uterino.

A ingestão adequada de vitamina A e C pode evitar a ocorrência de prematuridade e de deslocamento da placenta.

Abaixo segue exemplos de fontes de alimentos fontes dos nutrientes:

  • Ferro: carnes em geral, fígado, miúdos, ovos, leguminosas (feijão, soja, ervilha seca, grão de bico) e vegetais verdes escuros (couve, brócolis, taioba, espinafre, almeirão, rúcula e agrião).
  • Ácido fólico: vegetais verdes escuros, cereais integrais (arroz, macarrão e biscoitos integrais), leguminosas, fígado, miúdos e ovos.
  • Vitamina A: cenoura, abóbora, manga, mamão, leite integral, ovos, fígado e miúdos.
  • Vitamina C: goiaba, caju, kiwi, laranja, tangerina e acerola.

Assim, fica evidente a importância do papel do nutricionista nessa fase, sendo necessário conhecimento aprofundado a fim de garantir uma gestação saudável, desde a concepção até o parto.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/3ab0c2fa-e572-48ab-b15e-e9bc1ce996f9