Cristiane Sampaio Fonseca: Nutricionista, Mestre e Doutora em Bioquímica. Gestora do Curso de Nutrição da UNIVIÇOSA
Você se considera um chocólatra? Quer consumir um “chocolate” mais saudável?
A alfarroba é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. Ela é de cor marrom escuro e possui sabor adocicado. Seu pó ou farinha substitui o cacau. Possui uma grande vantagem, pois os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem alergia ao leite.
Por ser naturalmente doce, ela dispensa açúcar na fabricação e no consumo dos produtos, sem falar que também não possui cafeína e teobromina, que são estimulantes. A alfarroba ainda é rica em vitaminas e minerais. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura, a alfarroba tem 0,7%.
Trata-se de um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1, a niacina, e vitamina A. Possui, ainda, alto teor de vitamina B2, cálcio, magnésio e ferro, além de potássio, sódio e alta quantidade de fibras naturais.
Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e seu potencial antioxidante é muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os pesquisadores a acreditarem que os componentes do fruto podem ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicas degenerativas.