Nesta quarta-feira (6), os acadêmicos: Ronaldo Miranda, Ângela Cecília, Eliane Ferrão, Melina Pena, Maria Elvira e Eliane Messias, do sétimo período do Curso de Psicologia da Univiçosa, realizaram o Seminário “Personal Trainer: Treinamento ou Escuta?”, que contou com a participação da Educadora Física e estudante do quarto período de Fisioterapia na Univiçosa Kátia Bortone Marota. O evento atendeu a um dos requisitos da disciplina “Psicologia do Esporte”, ministrada pela professora Fabiana Cristina Teixeira.
Os alunos apresentaram os resultados da pesquisa realizada com cinco profissionais de Viçosa que atuam como Personal Trainer para verificar a relação entre eles e seus clientes quanto à eventual existência de demanda por escuta sobre questões particulares.
O intuito do trabalho foi levantar dados que comprovassem ou não a hipótese de que as pessoas que procuram pelos serviços de um Personal Trainer para a prática de atividades físicas demandam, também, muitas vezes, questões emocionais. A pesquisa mostrou que este é um fato freqüente; segundo Kátia Marota, isso ocorre porque esse tipo de trabalho “proporciona um contato direto com o cliente, que passa a confiar no Personal, criando, com o passar do tempo, uma relação de amizade”.
A pesquisa apontou que existe um campo a ser explorado pelos psicólogos que se dispuserem a desenvolver trabalhos em parceria com os profissionais de Educação Física, proporcionando a união entre o profissional que atua na melhora fisiológica do cliente com o profissional que se dedica aos ganhos psicológicos em favor de melhorias na qualidade de vida do cliente.