Nesta quinta-feira (08), acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental (6 e 8 períodos) realizaram visita técnica aos Aterros de Resíduos Sólidos e ao Centro de Valorização Energética da empresa Essencis Soluções Ambientais, em Betim.
A visita, coordenada pelo Professor Daniel Silva Jaques, é parte das atividades práticas das disciplinas “Avaliação de Impactos Ambientais" e "Tratamento e Gerenciamento de Resíduos Sólidos".
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas de operação dos aterros classe I (resíduos perigosos) e classe II (resíduos não perigosos), que recebem resíduos industriais advindos, principalmente, das mineradoras do quadrilátero ferrífero e resíduos domésticos dos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, visitaram as instalações administrativas, balança, laboratórios de análises físico-químicas e uma unidade de valorização energética dos resíduos.
A Unidade de Valorização Energética da Essencis trabalha no sentido de separar dos resíduos industriais que chegam à empresa aqueles que possuem maior poder calorífico e que possam ser misturados visando produzir um composto final (blend) com alto poder calorífico e baixo teor de cinzas pronto para ser utilizado como combustível em alto-fornos de cimenteiras e, muitas vezes, como matéria-prima compondo o cimento, a depender de suas propriedades. Esta técnica chamada de co-processamento é uma das maneiras de se aplicar o conceito dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) a resíduos perigosos, tal como incentiva a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12305 de 2010).
Para Daniel "o contato direto com as tecnologias de tratamento, destinação e disposição de resíduos sólidos além de complementar o conhecimento teórico visto em sala, estimula a análise crítica dos futuros engenheiros sobre a questão dos resíduos sólidos no país".