Karine de Almeida Paula: Geógrafa, Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora nos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental da Univiçosa.
Várias cidades brasileiras têm apresentado altas temperaturas neste início do mês de abril, e isso tem levado muitos a questionarem sobre o porquê destas temperaturas após a finalização do verão, afinal, em muitas cidades, essa onda de calor não era registrada a muitos anos para o período.
O outono marca uma etapa de transição entre as estações de verão e inverno, e neste período a atmosfera começa a se esfriar gradativamente, culminando na estação mais fria do ano, o inverno. A partir de meados ou final de abril costumam chegar as primeiras ondas de frio no pais, geralmente mais fracas.
No entanto, neste início de outono muitas cidades na região Sudeste têm passado dos 30C, até 35C, algo não registrado há muitos anos em várias cidades. Mas quais seriam as razões para tal processo? Um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica tem predominado no Brasil, impedindo a entrada de ar polar pelo interior do país, assim como, reduzindo a umidade do ar e, consequentemente, a nebulosidade e chances de precipitação. Dessa maneira, a diminuição de nuvens acaba por garantir muitas horas de sol forte.
Um sistema de alta pressão é caracterizado como uma espécie de “tampão”, criando um bloqueio, impedindo assim, a entrada de massas de ar vinda da Amazônia e também de frentes frias vindas do Sul do país. Ambas trazem consigo umidade e quedas de temperatura respectivamente. Este sistema tem atuado em grande parte da região Sudeste e Nordeste, e se caracteriza como um fenômeno temporário.