Foi publicado na edição de dezembro de 2010 da Revista Eletrônica de Farmácia o artigo “Avaliação do Conhecimento da População da Cidade de Viçosa-MG Acerca dos Medicamentos Genéricos”, de autoria dos farmacêuticos: Camilo Amaro de Carvalho, Maria Sônia L. Duarte, Marcos Luiz de Carvalho [professores do Curso de Farmácia da Univiçosa], Gilson da Silva Miranda e Edinalda Ferreira Gonçalves [então graduandos pela Univiçosa]. O artigo descreve uma pesquisa realizada sobre o conhecimento dos Genéricos a partir de entrevistas com a população.
Conheça o curso de Farmácia da Univiçosa, mantenedora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.
O estudo foi realizado entre outubro e novembro de 2008 envolvendo 245 pessoas de classe alta, média e baixa, entrevistadas em instituições de ensino superior, drogarias e postos de saúde. Entre as 148 pessoas que definiram de alguma forma o medicamento genérico, somente 4,05% souberam explicar o que é esse tipo de produto. Do total dos entrevistados, 73,90% disseram que fazem uso do medicamento genérico sendo que o índice de confiabilidade entre estes foi de 91,16%. O preço foi indicado como principal motivo para definir a compra do genérico, seguido da prescrição médica.
A pesquisa apontou uma carência de informações por parte dos entrevistados quanto aos genéricos e que novos profissionais qualificados poderão auxiliar na mudança deste cenário.
Segundo o professor Camilo Amaro de Carvalho o artigo incentivará a pesquisa e a busca por mais publicações, o que é muito bom para a formação acadêmica e crescimento da instituição.