Como prevenir e curar micoses

Como prevenir e curar micoses
Publicado em 04 de dezembro de 2014

Dobras de pele e especialmente os pés merecem atenção (Foto: Freeimages)


Marta Cristina Reis: Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Professora do Curso de Enfermagem da Univiçosa

Micoses ou dermatomicoses são infecções causadas por fungos, organismos encontrados na natureza e que estão presentes nos seres humanos, em animais, na poeira de casa, em roupas e no solo, por exemplo.

As micoses podem se instalar em qualquer região do corpo: pele, couro cabeludo, unhas, entre os dedos dos pés, virilha ou nas dobras mamárias e axilares, mas ocorrem predominantemente nas regiões úmidas e quentes do corpo, que favorecem o seu desenvolvimento. A contaminação se dá através do contato direto com os fungos, embora isso não seja suficiente para que as micoses se desenvolvam. Para tanto, alguns fatores são necessários, como a pele úmida, indivíduos com tendência a maior adesão dos fungos ou em período de baixa imunidade ou de estresse, depressão, indivíduos com Aids ou em tratamento com imunossupressores.

A higiene é fundamental tanto para prevenção (evitar a contaminação) quanto para a cura das micoses. Além disso, algumas medidas devem ser adotadas. Após o banho, secar bem os espaços entre os dedos dos pés, a virilha e outras dobras. Meias de lã, roupas apertadas ou sintéticas (incluindo as íntimas) devem ser evitadas, pois a transpiração junto com o calor propicia ótimo ambiente para o fungo se desenvolver. Não se deve compartilhar roupas, toalhas, sapatos, chinelos e demais objetos pessoais com outras pessoas e nem andar descalço em piscinas, saunas, academias de ginástica ou dependências coletivas. Esses locais são focos de transmissão de micoses. Objetos de manicure devem ser esterilizados.

Ao notar problemas como coceiras, descamação da pele, pequenas vesículas nas bordas dos pés ou entre os dedos ou quaisquer outras reações recomenda-se consulta médica. Cada micose tem seu tratamento específico e só o médico é capaz de indicar a terapia mais recomendada. Embora o tratamento das micoses seja simples, requer paciência.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/36415113-2602-436e-9153-8d53d3b6364e