Nesta quarta-feira (16), alunos estagiários do último ano do curso de Fisioterapia, supervisionados pela professora Karina Oliveira Martinho, realizaram uma palestra educativa na APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), intitulada “Cuidados fisioterapêuticos aos portadores de necessidades especiais”. Esta atividade foi elaborada como parte do estágio obrigatório.
A palestra teve como objetivo ensinar os pais e cuidadores como posicionar e mobilizar as crianças fora do ambiente terapêutico, auxiliar na manutenção e melhora da independência funcional, além de ensinar alongamentos e posturas adequadas aos cuidadores para facilitar o manuseio das crianças.
Os alunos desenvolveram também uma cartilha ilustrativa, de fácil entendimento, sobre o conteúdo explanado e toda quarta-feira haverá na Associação atendimento fisioterápico, com a participação dos alunos, profissionais e cuidadores.
Ações como essas são válidas para proporcionar ao aluno o conhecimento das atuações da fisioterapia na atenção primária, melhorar o conhecimento sobre as alterações neuropsicomotoras das crianças, aumentar a afetividade com os cuidadores e estimular sua corresponsabilidade no tratamento, já que estes infantes passam mais tempo em casa, do que em serviços especializados no tratamento.
Para o aluno Leonardo Marques “a atividade realizada com as crianças e pais na APAE foi muito importante para minha experiência profissional e deu para perceber nos pais, a satisfação de termos dado uma assistência a eles e a seus filhos”.