Raquel Moreira Maduro de Carvalho: Química, Mestre e Doutora em Engenharia Química. Professora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Univiçosa
Polímeros são macromoléculas de elevada massa molecular e se dividem em naturais (proteínas, amido, celulose, dentre outros) e sintéticos (por exemplo, provenientes do petróleo). Os principais elementos compostos desses polímeros são carbono, hidrogênio, oxigênio, flúor e nitrogênio.
A reação que resulta na formação dos polímeros é denominada polimerização. Eles expandiram-se de forma grandiosa devido à grande aplicabilidade na indústria, tais como a descoberta de novos materiais para substituir a madeira, a pedra, o vidro, o couro e os metais na produção de diversos utensílios.
O destaque industrial é para o polímero conhecido comercialmente como Teflon, poli(tetrafluoretileno), descoberto acidentalmente em 1938 através de uma polimerização de adição pelo químico Roy Plunkett. Esse polímero é formado por cadeia de 100.000 átomos de carbono ligados a dois átomos de flúor. Teflon é marca registrada da DuPont, conhecida mundialmente, desde 1946.
A vasta utilização do Teflon em revestimento de panelas e/ou frigideiras, como antiaderentes, se dá porque ele tem características como a alta resistência a ácidos e bases, toxicidade nula aprovado pela FDA (Food and Drug Administration-USA) para contato com alimentos, e por possuir grande resistência ao calor e baixa aderência — assim, o alimento fica menos “grudado” na panela ou frigideira. Apresenta também boa resistência mecânica, possui o mais baixo coeficiente de atrito, bom isolante de eletricidade, é praticamente inerte (devido à proteção dos átomos de flúor sobre a cadeia carbônica), sendo muito resistentes a diversos reagente químicos abrasivos e à hidrólise; E, ainda, é facilmente moldável, resistente a umidade e corrosão, boa usinabilidade, não sofre fenômenos de envelhecimento.
Há outros exemplos de aplicações do Teflon, devido às suas propriedades. É utilizado em revestimento anticorrosão (portanto reduz o custo de peças e equipamentos). Continuam sendo criados novos e interessantes polímeros, obtendo-se então novas propriedades mecânicas, ópticas e elétricas. A importância desses materiais pode ser apresentada, observando-se a quantidade de objetos utilizados diariamente, sustentando uma intensa atividade industrial.