Um dia inteiro dedicado aos novos alunos e atividades diferenciadas para os veteranos marcaram o início do ano letivo de 2015 na Univiçosa. Nesta segunda-feira (2), na Unidade 1, cerca de 600 novos estudantes foram recepcionados na Instituição. Eles se somam aos quase 3.500 estudantes de graduação e pós. De manhã, à tarde e à noite, os gestores de cada curso receberam seus alunos para uma palestra de apresentação. Em seguida, conduziram os grupos pelos diversos setores da Faculdade. Durante o intervalo, houve um momento de integração, show sertanejo com Marcos Vinícius (pela manhã), além de uma apresentação do DJ Juninho e Grupo Só Samba (à noite). Após o intervalo, os calouros receberam informações sobre os diversos serviços disponíveis na Univiçosa em estudantes montados na área de convivência. A intenção foi mostrar as particularidades da Instituição e acolher os estudantes.
Às 7h30, enquanto os novos estudantes se envolviam com suas primeiras atividades, um grupo de pais participou de uma apresentação conduzida pelo Procurador Institucional, Professor Cristiane Luiz Gomide Cabral, como forma de se inteirar sobre os direitos e deveres dos alunos, a quem recorrer em situações específicas e como tirar o melhor proveito da Faculdade. “Desta vez nós percebemos uma preocupação maior dos pais em acompanhar os filhos. O saldo em relação ao ano passado foi muito positivo. Todos nós saímos ganhando porque os pais entenderam que eles são parceiros da Univiçosa nesse processo de participação do filho”, disse.
Já os veteranos retornam às aulas hoje, nas duas unidades. Na chegada, são acolhidos pelos funcionários na portaria. Cada um recebe um cartão de boas-vindas e um bombom. Nos intervalos, apresentações musicais: na Unidade 1, às 9h30, Andréia e Andressa; às 16h, DJ Juninho; e às 20h30, Samuel Gomes e Alessandra Borges. Na Unidade 2, às 9h30 e às 20h30, Marcos Vinícius.
A recepção aos calouros e veteranos mobilizou toda a equipe da Univiçosa e foi coordenada pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira. “Muitas vezes não temos oportunidade de fazer isso num dia normal de aula. Os alunos que chegam foram apresentados ao curso que escolheram, conheceram os detalhes da graduação, conheceram os setores da Faculdade”. Mateus Mendonça explicou também a estratégia de colocar calouros e veteranos em dias separados de início do ano letivo. “Até o ano passado fazíamos tudo junto, tinha aula normal. Isso atrapalhava porque os calouros não conseguiam acompanhar a programação própria deles. Achamos interessante fazer esse dia exclusivo dos calouros, para flexibilizar o horário. E a partir do segundo dia, todos têm aula normalmente”.
João Mário Pizati Roberto, calouro de Medicina Veterinária (Mariana/MG), disse que o primeiro contato foi muito bom. “Fui muito bem recebido. Em Mariana eu tive contato com pessoas que se formaram na Univiçosa e já estão exercendo a profissão. Essas pessoas falaram muito bem da Faculdade. Aqui o apoio ao estudante é muito grande, e isso faz a diferença”. João Mário estava acompanhado dos pais Celso Catarino Roberto (Produtor Rural) e Maria Aparecida Pizati Roberto.
O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, falou da proposta diferenciada de recepção aos alunos em 2015. “A ideia de uma programação especial é acolher bem os calouros e seus pais e também receber melhor os veteranos. Estamos comemorando 10 anos, e foi exatamente na primeira semana de fevereiro de 2005 que iniciamos nossas primeiras aulas. Nesse tempo vimos profissionais formados aqui conquistando o mercado em Viçosa, em Minas e no restante do País. Espero que os novos estudantes trilhem esse mesmo caminho de sucesso”, concluiu.
Treinamento de novos professores
Os novos professores também foram recepcionados nesta segunda-feira na Univiçosa pelo Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen, que conduziu um treinamento às 14h, no Pavilhão Central da Unidade 2.
“Estamos mudando muitas coisas na Faculdade, entrando cada vez mais nas metodologias ativas de ensino, e teremos muitos encontros para melhorar ainda mais nossa ação didática”, disse o Diretor Acadêmico.