Tânia Bartolomeu Brant Ribeiro, Responsável pelo ProUni na Univiçosa
Para pleiterar uma bolsa, o candidato se cadastra no site do ProUni e deve atender obrigatoriamente alguns pré-requisitos:
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) daquele ano – por exemplo, se você for concorrer a uma bolsa para o ano de 2012, deve ter participado do ENEM em 2011;
- Ter conseguido uma pontuação mínima estabelecida pelo MEC;
- É necessário calcular a renda per capita familiar para ter direito ao benefício.
A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.
Entende-se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia do candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar, e sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a) e mediante decisão judicial, menores sob guarda, tutela ou curatela, enteado(a), irmão(ã), avô(ó).
O estudante também deve se encaixar em uma das condições abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição;
- Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ser pessoa com necessidade especial;
- Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Daí, uma comissão do Ministério da Educação avalia as inscrições e determina quem tem direito às bolsas. É importante ressaltar que boas notas no ENEM são fundamentais para a classificação no ProUni, e, conseqüentemente, na hora de distribuir as bolsas (quem fica melhor classificado terá prioridade na hora de escolher o curso e a faculdade onde quer estudar).
Inscrições
Na hora de fazer a inscrição, o candidato escolhe 05 (cinco) opções de curso, em instituições diferentes ou não, e poderá optar por uma delas dependendo de sua classificação no ProUni.
No site do programa você pode obter mais informações como quando acontecem as inscrições e quando saem os resultados, e também a lista com o nome das instituições de ensino superior que participam do ProUni.