Para comemorar o dia da Luta Antimanicomial, a professora Renata Gomide juntamente com acadêmicos do Curso de Psicologia da Univiçosa, organizaram vários eventos na Instituição nesta quarta-feira (13).
Na parte da manhã, os alunos assistiram a uma mesa redonda com professores da casa e, após outra com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mariana. O público foi contagiado pelas apresentações dos pacientes, que muito entusiasmados cantaram várias músicas de autoria própria. No período da tarde, pacientes, alunos e professores visitaram o Museu Histórico e a Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
À noite, dando continuidade ao evento, houve relatos emocionados dos profissionais do CAPS de Ervália, seguidos de outra mesa redonda com a Psicóloga, Danyelle Pena, formada pela Univiçosa, Bernardo Solar Godoi, aluno sétimo período do curso de Psicologia e Renata Gomide.
O evento é realizado anualmente e tem como objetivo contribuir para a formação dos estudantes, possibilitando o aprofundamento de temáticas relacionadas ao assunto trazendo para a realidade os desafios atuais para os profissionais e propiciando a informação e o debate dentro do espaço acadêmico.
"A comemoração da data é importante para repensarmos quais tipos de prisão estamos inseridos, e o posicionamento imprescindível do psicólogo diante de tal causa", aponta o gestor do Curso de Psicologia, Bruno Cury.