Celber Limonge*
A comunicação é um meio importante para lidar com pessoas com queixa de dor, pois podemos oferecer ao paciente um estado psicológico mais favorável para a reabilitação.
É através da comunicação que se estabelece a confiança no profissional e se o paciente não entende o que é falado, se não percebe que o profissional domina profundamente o que está se passando, o tratamento corre o sério risco de fracassar.
Por outro lado, a parceria entre paciente e terapeuta é fundamental para a melhora da experiência dolorosa. Se o terapeuta não despertar o senso de responsabilidade e motivação para o tratamento, dificilmente os resultados serão sustentáveis.
Por fim, o paciente tende a melhorar quando compreende o que está acontecendo com ele. Quanto mais inseguro ele se sentir, mais difícil será qualquer abordagem terapêutica.
* Fisioterapeuta, Mestre. Formação completa em Osteopatia, formação internacional em várias técnicas de Terapia Manual. Gestor do Curso de Graduação em Fisioterapia da Univiçosa/Esuv. Professor de Graduação e Pós-Graduação.