Casos tratados na Univiçosa são publicados em revista científica de Medicina Veterinária

Casos tratados na Univiçosa são publicados em revista científica de Medicina Veterinária
Publicado em 03 de setembro de 2014

André de Paula e Kelly Cristine


Artigo escrito pela Médica Veterinária e Professora da Univiçosa Kelly Cristine de Sousa Pontes e por Tatiana Schmitz Duarte (Médica Veterinária/Universidade Federal de Viçosa), Luis Eugênio Franklin Augusto (Médico Veterinário/Professor da Univiçosa) e André de Paula Monteiro Resende (aluno de Medicina Veterinária da Univiçosa) foi publicado pela revista Clínica Veterinária, em sua edição mais recente.

O artigo “Técnica de suspensão de brow no tratamento de entrópio em Shar Pei - Relato de quatro casos”, foi publicado na revista Clínica Veterinária, ano XIX, n.112, p.100-108, 2014. São relatados quatro casos de cães da raça Shar Pei submetidos à técnica de suspensão de brow para a correção de entrópio. Dois dos casos foram atendidos no Hospital Veterinário da Univiçosa.

O entrópio é a inversão total ou parcial da pálpebra promovendo, no caso particular dos Shar Peis, o contato dos pelos que recobrem a pele palpebral com a superfície ocular. Essa condição resulta em dor e irritação na córnea podendo causar lesões. Algumas das causas para o desenvolvimento do entrópio são as anomalias anatômicas. Certas raças já possuem predisposição ao desenvolvimento do entrópio, dentre as quais a Shar Pei merece destaque por possuir quantidade excessiva de pregas na face, o que agrava o grau da doença.

O tratamento para o entrópio em cães jovens dessa raça pode ser transitório com suturas (tacking), pois, com o avançar da idade, a predisposição ao desenvolvimento do entrópio diminui. Entretanto, alguns indivíduos poderão necessitar de correção cirúrgica permanente, existindo várias técnicas que poderão variar, dependendo da causa, localização, extensão do entrópio e, ainda, da presença de problemas concomitantes.

A técnica de suspensão de Brow preserva as características de cães da raça Shar Pei, por isso é a preferida pelos proprietários de cães acometidos pelo entrópio. Essa técnica consiste no emprego de suturas aplicadas ao tecido subcutâneo da face que promovem a suspensão da pálpebra superior.

O artigo publicado relata quatro casos de entrópio em cadelas fêmeas da raça Shar Pei que foram tratadas cirurgicamente com a técnica de suspensão de Brow, associada ou não à técnica de Hotz Celsus. Bem ilustrado, ele descreve a técnica de maneira simples. Uma das figuras do artigo demonstra a técnica cirúrgica em esquema desenhado pelo aluno da Univiçosa André Monteiro Resende.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/31cf39e7-cb1a-414b-b8d1-b4143c7a7621