Curso de Engenharia Civil da UNIVIÇOSA: Adonai Fineza (Engenheiro Civil, Mestre em Geotecnia, Gestor do curso e professor de Mecânica dos Solos) e Maila Pereira (Engenheira Civil, Mestre em Estruturas, Professora de Mecânica dos Sólidos, Resistência dos Materiais I e II e Estruturas Metálicas)
Em engenharia as estruturas são dimensionadas para atender os usuários com segurança e conforto. Em alguns tipos de edificação é suficiente realizar uma análise estática para atender os critérios de seguranças exigidos pelas normas. É o caso de um edifício de andares múltiplos. No entanto, para outros tipo de edificação é necessário realizar uma análise dinâmica em virtude dos tipos de solicitações a qual as estruturas estarão submetidas, este é o caso dos estádios de futebol.
Devido à movimentação nas arquibancadas em função das torcidas, a estrutura fica submetida a carregamento dinâmico que, se não for levado em consideração, pode vir a provocar a ruína da estrutura. Assim, de acordo com os engenheiros responsáveis pelos projetos, em cada estádio foi implantada uma solução para absorver a carga dinâmica causada pela movimentação das torcidas.
No Mineirão [Belo Horizonte/MG], foram adotados amortecedores com o mesmo funcionamento de um amortecedor de veículos, que absorve a carga dinâmica causada pela movimentação das torcidas. No estádio Mané Garrincha [Brasília/DF], os pilares de sustentação foram posicionados de acordo com o definido a partir da análise dinâmica de forma a garantir o amortecimento e evitar a vibração da estrutura de concreto. No Maracanã [Rio de Janeiro/RJ], foi instalado um sistema de contraforte na base das arquibancadas que consiste em uma grande estrutura de concreto preenchida por entulhos capaz de conter as vibrações causadas pela torcida. Nos outros estádios foram usadas soluções como a utilizada no Mané Garrincha.