Por que empresas competem no século XXI mas ainda adotam práticas de gestão do século XX

Por que empresas competem no século XXI mas ainda adotam práticas de gestão do século XX
Publicado em 23 de fevereiro de 2016

É necessário que a organização consiga gerenciar de forma eficiente todos os seus recursos organizacionais

Professora Kerla Cabral, Mestre em Administração, Professora dos cursos de Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais.

As mudanças que o mundo tem vivenciado nos últimos tempos, tanto no que se refere à economia quanto na política, apresenta grandes desafios às organizações, desde a capacidade de rápida adaptação aos novos cenários como as respostas eficazes a esses novos desafios.

Para que a empresa possa ser competitiva nesse novo cenário, é necessário que a organização consiga gerenciar de forma eficiente todos os seus recursos organizacionais, focando sempre na geração de valor para seus clientes.

Nesse sentido um modelo de gerência se destaca: a Gestão de Processos. Esse modelo visa facilitar a comunicação e cooperação, servindo de elo entre as estratégias organizacionais e as atividades diárias realizadas junto aos processos organizacionais. Contudo, a Gestão de Processos necessita ser bem difundida e praticada, pois não é a realidade na maioria das empresas brasileiras que ainda adotam modelos do século passado, modelos funcionais, que tem como exemplo o foco em escala, eficiência, hierarquia e controle.

A dificuldade de uma organização com modelo funcional passar para a Gestão de Processos se deve em parte a necessidade dos indivíduos aprenderem a pensar de maneira nova, revigorada e sistêmica, compreendendo melhor o negócio, assumindo mais responsabilidades e trabalhando em equipe. Essa dificuldade de adequação pode fazer com que a empresa fique parada no tempo, arriscando sua posição no mercado.

No novo cenário devemos estar atentos às mudanças relacionadas a clientes mais exigentes, competição globalizada, maior incerteza e risco nos negócios e forte presença da TI nos negócios.

Assim os esforços para a adoção do modelo de Gestão de Processos pode ser recompensados com um melhor desempenho da organização, possibilitando à empresa aumento da qualidade dos seus produtos e serviços, diminuição de custos e despesas, maior rapidez na tomada de decisão, maior capacidade de inovação e enfrentamento de problemas, uma vez que esse modelo de gestão tem como enfoque a visão sistêmica de projetar e melhorar continuamente os processos organizacionais por pessoas potencializadas e trabalhando em equipe, combinando capacidades tecnológicas emergentes, objetivando a entrega de valor ao cliente.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/2b9a38cb-b30e-4336-9299-a5bd2abcbdee