Professora Kerla Cabral, Mestre em Administração, Professora dos cursos de Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais.
As mudanças que o mundo tem vivenciado nos últimos tempos, tanto no que se refere à economia quanto na política, apresenta grandes desafios às organizações, desde a capacidade de rápida adaptação aos novos cenários como as respostas eficazes a esses novos desafios.
Para que a empresa possa ser competitiva nesse novo cenário, é necessário que a organização consiga gerenciar de forma eficiente todos os seus recursos organizacionais, focando sempre na geração de valor para seus clientes.
Nesse sentido um modelo de gerência se destaca: a Gestão de Processos. Esse modelo visa facilitar a comunicação e cooperação, servindo de elo entre as estratégias organizacionais e as atividades diárias realizadas junto aos processos organizacionais. Contudo, a Gestão de Processos necessita ser bem difundida e praticada, pois não é a realidade na maioria das empresas brasileiras que ainda adotam modelos do século passado, modelos funcionais, que tem como exemplo o foco em escala, eficiência, hierarquia e controle.
A dificuldade de uma organização com modelo funcional passar para a Gestão de Processos se deve em parte a necessidade dos indivíduos aprenderem a pensar de maneira nova, revigorada e sistêmica, compreendendo melhor o negócio, assumindo mais responsabilidades e trabalhando em equipe. Essa dificuldade de adequação pode fazer com que a empresa fique parada no tempo, arriscando sua posição no mercado.
No novo cenário devemos estar atentos às mudanças relacionadas a clientes mais exigentes, competição globalizada, maior incerteza e risco nos negócios e forte presença da TI nos negócios.
Assim os esforços para a adoção do modelo de Gestão de Processos pode ser recompensados com um melhor desempenho da organização, possibilitando à empresa aumento da qualidade dos seus produtos e serviços, diminuição de custos e despesas, maior rapidez na tomada de decisão, maior capacidade de inovação e enfrentamento de problemas, uma vez que esse modelo de gestão tem como enfoque a visão sistêmica de projetar e melhorar continuamente os processos organizacionais por pessoas potencializadas e trabalhando em equipe, combinando capacidades tecnológicas emergentes, objetivando a entrega de valor ao cliente.