Hepatite A

Hepatite A
Publicado em 22 de setembro de 2014

Vacina já está disponível (Foto: PhotoXpress)

Adriane Jane Franco: Farmacêutica, Especialista em Farmacotécnica Homeopática. Professora do curso de Farmácia da Univiçosa

A Hepatite A, também conhecida como hepatite infecciosa, é uma doença contagiosa causada por um vírus da família Picornaviridae. Sua transmissão ocorre por contágio fecal-oral, contato inter-humano (prática sexual oral-anal) ou pela água e alimentos contaminados. É uma doença ligada a aspectos socioeconômicos, grau de educação sanitária e condições de higiene. Em regiões mais carentes, a exposição pode ocorrer em idades precoces (crianças em idade pré-escolar), em forma subclínica.

Por ter um período de incubação de 15 a 50 dias (média de 30 dias), sua disseminação torna-se um problema, pois os indivíduos infectados só são diagnosticados após o início dos sintomas. A transmissão ocorre 15 dias antes dos sintomas aparecerem ou até 7 dias após o início da icterícia.

A prevenção da Hepatite A inclui a melhoria nas condições de vida e medidas educativas de higiene e saneamento básico. Outro meio de prevenção é a vacinação específica contra Vírus A.

O Ministério da Saúde já está ofertando a vacina em todos os postos de saúde do País. A vacinação é direcionada às crianças de 12 meses a dois anos incompletos. De modo geral, a reação à vacina é de inchaço e vermelhidão no local da aplicação.

A Hepatite A pode ocorrer esporadicamente ou em surtos. Na maioria dos casos, ocorrem sintomas poucos específicos e em outros nem ocorre a icterícia, sintoma clássico. Nos casos sintomáticos é possível observar a presença de colúria (urina escura), hipocolia fecal (fezes esbranquiçadas) e icterícia (cor amarelada da pele, membranas, mucosas e olhos).

O diagnóstico é realizado por detecção de anticorpos, um dos diversos exames que o farmacêutico que opta por desempenhar a área de análises clínicas irá realizar. Os alunos do curso de farmácia são capacitados para orientar o paciente sobre o preparo para a coleta da amostra, além do tratamento da amostra, conservação, realização do exame e interpretação dos resultados.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/2b022cd1-a17c-4d8b-8e90-47f158f62b2a