Daniella Sette Abrantes Silveira*
Hoje, dia 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo, que foi a primeira reunião com representantes do mundo inteiro para discutir a relação entre o homem e o meio ambiente. Nesta data também foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas, com o objetivo de promover a conscientização ambiental.
A partir desta data, foram frequentes as discussões relacionadas à preservação do meio ambiente, a qual tornou-se uma preocupação mundial.
O meio ambiente não pode ser visto apenas como uma natureza intocada, mas sim como um espaço onde há a interação com o ser humano e suas modificações ao meio.
Na literatura encontram-se inúmeras definições para “meio ambiente”, como por exemplo:
- “Conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo influenciado por eles” (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais - Lima-e-Silva, 2000);
- “Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” (Lei 6.938, de 31/08/1981 – Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente);
- A Constituição Federal também se refere ao meio ambiente em seu Capitulo VI:
- “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 - CAPÍTULO VI - DO MEIO AMBIENTE, Art. 225).
Faça a sua parte hoje e assuma o seu compromisso com o Dia do Meio Ambiente, mas não deixe que esse dia seja o único. Pequenas ações incorporadas ao seu dia a dia e algumas mudanças de hábito podem contribuir muito para a preservação ambiental e todos nós devemos fazer a nossa parte e convencer outras pessoas a fazer o mesmo.
Se envolva!
*Engenheira Ambiental, Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa/Esuv