Estudantes do sexto período do Curso de Medicina Veterinária da FACISA, mantida pela Univiçosa, realizam trabalhos sobre boas práticas na produção de suínos, como conteúdo da disciplina “Produção e Doenças dos Suínos”. A atividade envolve as diferentes etapas da produção incluindo os manejos na maternidade, na gestação, na creche, o manejo entre a recria e o abate, fábrica de ração, reprodução, medicamentos e vacinação, coleta e envio de materiais para o laboratório e controle de moscas e roedores.
Todo o trabalho é baseado nas etapas de levantamento bibliográfico, criação de checklist e criação de um Programa de Operação Padrão (POP).
O procedimento tem o objetivo de padronizar e minimizar a ocorrência de desvios nas etapas de produção, sendo fundamental para a qualidade do produto final. Um procedimento padronizado garante que todas as ações tomadas sejam as mesmas, em qualquer momento, permitindo uma previsibilidade nos resultado. Além disso, os POP’s são ótimos instrumentos para garantir a qualidade da produção, o que pode ser realizado por meio de auditorias.
Para Mariana Fausto, professora da disciplina, esse trabalho é essencial para o crescimento profissional dos alunos, uma vez que empresas atuantes no mercado, utilizam a criação de POP´s como estratégia para a produção de seus serviços.