Alunos de Nutrição da UNIVIÇOSA participam de projeto de vivência profissional

Alunos de Nutrição da UNIVIÇOSA participam de projeto de vivência profissional
Publicado em 24 de março de 2014

Alunos do terceiro período do Curso de Nutrição após a apresentação da primeira etapa do projeto



Cristiane Sampaio Fonseca: Nutricionista, Mestre e Doutora em Bioquímica. Gestora do Curso de Nutrição da UNIVIÇOSA

Alunos do primeiro, terceiro e quinto períodos do Curso de Nutrição da Univiçosa estão participando de um projeto inovador, o “Vivência Profissional”, proposto pela Gestão do Curso. O principal objetivo é aproximar os alunos da vivência de um nutricionista em várias áreas de atuação, além de proporcionar conhecimento prático e crítico da atuação do profissional de nutrição.

Utilizando como ferramenta a Metodologia Ativa, o Projeto leva o estudante a desenvolver e utilizar o raciocínio crítico e suas habilidades de comunicação para a resolução de problemas e também a entender a necessidade de aprender ao longo da vida. Além disso, a metodologia ativa de aprendizagem desenvolve no estudante a habilidade de trabalhar em grupo e estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada um. O aprendizado passa a ser centrado no estudante, que deixa de ser mero receptor passivo de informações para ser agente e principal responsável pela construção de seu conhecimento.

Cada período do Curso de Nutrição está focado em um projeto diferente, que os estudantes estão desenvolvendo ao longo do semestre. Nesse projeto, participam, como orientadores, todos os professores do curso envolvidos em disciplinas do núcleo específico.

Na sexta-feira (21), alunos do terceiro período apresentaram parte do projeto que estão desenvolvendo. Na primeira etapa, eles estão criando cardápio para um evento. Com envolvimento de todos os alunos, o projeto caminha para o sucesso. De acordo com a Gestora do Curso, Cristiane Sampaio, o Projeto Vivência Profissional aproxima mais os alunos da realidade que irão vivenciar depois de formados. “É uma oportunidade para que eles desenvolvam a habilidade de trabalhar e solucionar problemas reais, sempre com a orientação de um professor”.

Entre os alunos, a sensação é de que projeto é importante por fazê-los, cada qual, incorporar um personagem real levando-os a perceber as dificuldades, a responsabilidade e comprometimento nas diversas áreas da nutrição. Dá a eles uma ideia sobre como é a competição no mercado, levando-os a exigir de si mesmos o melhor.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/2911e8cc-91a5-4c20-9842-b1f9b3a0d999