Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Univiçosa foi representada no 42 Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET) e no 1 Congresso Sul-brasileiro da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA), realizado em Curitiba (PR) através da divulgação dos resultados obtidos pelo projeto de extensão Médico Veterinário da Família.
O projeto "Avaliação do grau de conhecimento da população do bairro Silvestre, Viçosa (MG) sobre saúde pública e posse responsável de animais de companhia" teve como objetivos avaliar o grau de conhecimento da população sobre saúde pública e posse responsável e promover a conscientização, principalmente, sobre a importância da vacinação de animais de companhia.
O trabalho é de autoria das alunas Izabela Flávia Barros e Silva e Mayara Oliveira dos Santos, coordenadas pelos Professores Gustavo Carvalho Cobucci, Alessandra Sayegh Arreguy Silva (Gestora do curso) e Rogério Pinto.
Foram cadastrados 445 animais — 80 gatos e 365 cães. Todos os entrevistados durante o projeto consideraram importante a presença do Médico Veterinário na comunidade; 67% não conseguiram conceituar zoonoses e 52% vacinaram os animais após a visita.
"Ficou evidenciada a importância da atuação do Médico Veterinário na comunidade e a demanda de informação sobre saúde pública e animal por parte da população”, aponta a conclusão do trabalho.
O projeto terá continuidade no bairro João Braz e está aberto a todos os professores e alunos da Univiçosa.