Eliene da Silva Martins Viana: Nutricionista, Doutora em Bioquímica, Professora da Univiçosa.
A procura por alimentos quentes como sopas, fondues, vinho quente, chocolate quente e chás aumenta no inverno, com a finalidade de manter o corpo mais aquecido. Entre os alimentos citados o chá é um dos mais consumidos e conhecidos mundialmente.
O chá apresenta um sabor suave e aroma agradável, sendo considerada uma bebida milenar. Esse pode ser consumido gelado durante o verão e quente no inverno. Além de combinar com alimentos tanto doces quanto salgados. Pode ser servido após refeições principais (almoço e jantar) com objetivo de auxiliar no processo da digestão, possui ação diurética, calmante, desintoxicante. E se a bebida for consumida com adoçante, poderá contribuir como plano alimentar para emagrecimento.
Temos vários tipos de chás como: camomila, erva doce, erva cidreira, hortelã, frutas cítricas, maça, limão, chá verde, chá branco, chá preto e alecrim.
Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition (2010), relata que os europeus que consumiam chás apresentaram menores chances de desenvolver câncer no cérebro. E indivíduos que consomem em torno de 2 a 3 xícaras de chá diminuem a chances de desenvolver diabetes tipo 2.
Inclua esta bebida no seu dia-a-dia e confirme os benefícios!